NOTÍCIAS

| 25.09.13 - 22h13

Dia Mundial do Coração é comemorado no Centro Médico Sen. Ermírio de Moraes

[caption id="attachment_38854" align="alignleft" width="680"] Evento foi marcado por atividades físicas e palestras sobre a prevenção à saúde do coração. (Foto: Ivanildo Francisco/PCR)[/caption]



Para celebrar o Dia Mundial do Coração, oficialmente comemorado no dia 29 de setembro, a Secretaria de Saúde do Recife realizou, na manhã desta quarta-feira (25), um evento no auditório do Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes, referência em cardiologia na rede municipal de saúde. Os usuários do Centro fizeram exercícios no início da manhã e, em seguida, foram apresentadas palestras seguidas de debate sobre ações de prevenção para a saúde do coração.

Alongamento, caminhadas, atividades funcionais e exercícios de resistência foram realizados às 7h no Centro Médico. A iniciativa faz parte do Projeto Bom Dia, que conta com uma equipe multidisciplinar, composta por educadores físicos da Academia da Cidade, além de nutricionistas e fisioterapeutas.

A abertura do evento foi feita às 8h pelo diretor médico do Ermírio de Moraes, Silvio Paffer. Logo em seguida, começaram as mesas redondas, que abordaram assuntos como os aspectos gerais das doenças cardiovasculares, o conceito de fator de risco, o controle do stress e a boa alimentação como fator de prevenção. Também foi abordada a questão da prevalência da inatividade física nos dias de hoje, como, por exemplo, a escada rolante, que pode causar perda da capacidade funcional e maior probabilidade a doenças crônicas.

Para Sílvio Paffer, a prevenção é a melhor saída e se baseia na tríade boa alimentação, exercício físico e mente sã. “Se conseguirmos equilibrar nosso organismo nesses três pilares, os medicamentos vão passar a entrar bem menos em nossas vidas”, afirmou.

O evento agradou bastante a usuária Geracina da Silva, de 60 anos. Ela, que possui dores crônicas na perna, participa do Projeto Bom Dia há dois anos e diz que as atividades dão a ela mais ânimo e mais coragem. Sobre as palestras, Geracina disse que foram muito úteis para que todos se informassem. “Aprendi várias coisas hoje sobre alimentação. Vou passar a incluir soja e beterraba na minha dieta. Mas aprendi, principalmente, que tenho que cuidar mais da minha saúde”, afirmou.