NOTÍCIAS

| 25.09.14 - 16h39

Academia da Cidade leva projeto de caminhada orientada a comunidade de Santo Amaro

O Programa Academia da Cidade, da Secretaria de Saúde do Recife, participou, na manhã desta quinta-feira (25), Caminhando Pra Valer. O evento, que teve parceria do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) João de Barros e do Serviço Social do Comércio (SESC), aconteceu na Rua Frei Cassimiro, em Santo Amaro. Além dos exercícios físicos, os participantes aproveitaram vários serviços de saúde oferecidos no local.

De acordo com o profissional de Educação Física da Academia da Cidade, Anderson Diniz, os moradores de Santo Amaro já praticavam caminhada, e precisavam de orientação. “Estamos aproveitando para incentivar e orientar de forma adequada uma prática existente nessa área, ampliando os adeptos da corrida e ou caminhada em busca de uma vida mais saudável”, disse Anderson.

A enfermeira e supervisora dos agentes de saúde do bairro, Maria Barbosa, explica que foi feita uma ficha convite com a finalidade de acompanhar os usuários no desenvolvimento da caminhada em paralelo com os avanços na melhoria da saúde. “As fichas são distribuídas e com três meses já dá para fazer uma checagem e ver o quanto o aluno progrediu com a mudança de hábitos”, explicou a supervisora. Regularmente, os alunos fazem aferição de pressão e testes de glicemia e colesterol, paralelamente às orientações nutricionais oferecidas por profissionais do SESC.

O aposentado Manoel Osório da Paz, de 76 anos, é hipertenso e diabético, e aprovou a iniciativa de ser acompanhado por um profissional durante a caminhada. “Essa novidade é uma graça de Deus, porque nós idosos precisamos de um cuidado a mais com a saúde”. Ivone Maria dos Santos, 66 anos, caminha de 5 a 6 km por dia para regularizar a pressão arterial. “A partir de agora me sinto mais segura com essa novidade da Academia da Cidade. Quero demais fazer parte desse grupo e ter estímulo para nunca mais cair no sedentarismo”, afirmou Ivone.