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Mobilidade | 25.09.14 - 17h40

Zona Norte ganha nova ciclofaixa permanente a partir de sábado (27)

Com 2 quilômetros de extensão, rota vai fazer ligação entre os bairros do Rosarinho e Campo Grande. Além disso, novo binário será implantado nas ruas Marquês de Abrantes e Doutor Machado, em Campo Grande

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), vai implantar uma nova ciclofaixa permanente, dessa vez na Zona Norte da cidade, no sábado (27). A Ciclofaixa Marquês de Abrantes, que tem 2 quilômetros de extensão e irá funcionar de forma permanente, vai fazer a ligação entre os bairros do Rosarinho e Campo Grande, contemplando também a Encruzilhada e o Hipódromo. Essa é a segunda ciclofaixa permanente implantada em 2014 e faz parte do Plano de Governo da atual gestão, que prevê 76 quilômetros de rotas cicláveis até 2016. O percurso também está em consonância com o Plano Diretor Cicloviário (PDC), lançado pelo Governo de Pernambuco em parceria com os municípios da RMR e que prevê 12 rotas cicláveis no Recife. Para implantar a nova ciclofaixa, será necessário realizar mudanças na circulação da área, como a implantação do binário entre as ruas Doutor Machado e Marquês de Abrantes, em Campo Grande.

De acordo com a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, a nova rota cicloviária será implantada com o objetivo de oferecer aos ciclistas uma nova alternativa de circulação, principalmente para aqueles que circulam pela Estrada de Belém. "A Ciclofaixa Marquês de Abrantes está a 100 metros da Estrada de Belém, onde há um fluxo intenso de veículos, principalmente de ônibus das linhas do transporte público. A nova rota foi concebida com o intuito de dar uma opção mais segura e tranquila aos ciclistas, uma vez que no novo percurso o fluxo de veículos é menor, não há circulação de ônibus e a velocidade regulamentada é de 30 km/h", explicou. A pesquisa realizada pela CTTU identificou que a nova ciclofaixa tem a potencialidade de beneficiar de imediato cerca de 90 ciclistas por hora, fluxo registrado na Estrada de Belém. "Os ciclistas que optarem pela Ciclofaixa Marquês de Abrantes vão ter um trajeto mais seguro", concluiu Taciana.

A nova ciclofaixa terá o fluxo bidirecional e vai ligar os bairros de Campo Grande e Rosarinho entre as ruas Amaro Coutinho e Jerônimo Vilela. O equipamento terá início na Rua Marquês de Abrantes, a partir do cruzamento com a Rua Jerônimo Vilela, em Campo Grande, onde há sinalização horizontal e vertical, além de tachões para a segregação da via. A rota continua pela Rua Carlos Fernandes, passando pela Praça Tertuliano Feitosa (conhecida como Praça do Hipódromo), que, por ter a via mais estreita, receberá um tratamento de ciclorrota, contando apenas com a sinalização vertical. Após a Rua Carlos Fernandes, o percurso segue pelas ruas da Coragem, Pedro Alves e Amaro Coutinho, passando por trás do Mercado da Encruzilhada. Nesse trecho, haverá a sinalização horizontal e vertical com tachões segregando a via. Já o trecho da Amaro Coutinho, entre a Rua Dr. Enéas de Lucena até o cruzamento com a Av. Santos Dumont, no Rosarinho, terá sinalização vertical para alertar aos motoristas que a via será compartilhada com ciclistas.

Para viabilizar a implantação do projeto e aumentar a segurança, a CTTU vai realizar mudanças na circulação da área, além de proibir o estacionamento em determinados trechos. A proibição de estacionamento será na Rua da Coragem, no lado oposto à ciclofaixa e nos dois lados da Rua Carlos Fernandes, das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. Além disso, a CTTU também vai alterar a circulação das ruas Marquês de Abrantes e Doutor Machado, no bairro de Campo Grande. As duas vias passam a formar um binário, no trecho entre as ruas Prudente de Moraes e Jerônimo Vilela.

A Rua Marquês de Abrantes, que é mão dupla, passa a ser mão única no sentido da Rua Prudente de Moraes. Já a Rua Doutor Machado, que também é mão dupla, vai passar a ser mão única no sentido da Rua Jerônimo Vilela. Dessa forma, o condutor que trafegar pela Rua Doutor Machado e quiser acessar a Praça do Hipódromo, deverá realizar o giro de quadra pela Rua Jerônimo Vilela e seguir pela Rua Marquês de Abrantes. Já o condutor que estiver circulando pela Rua Marquês de Abrantes e quiser acessar a Rua Jerônimo Vilela, deverá realizar o giro à direita na Rua Prudente de Moraes, acessar a Rua Doutor Machado e seguir em frente até a via desejada. O estacionamento na Rua Doutor Machado permanece liberado, assim como o estacionamento na Rua Marquês de Abrantes, no lado oposto à ciclofaixa.

A CTTU vai implantar a sinalização viária e cerca de 200 placas de sinalização vertical, que irão regulamentar a nova ciclofaixa e as alterações na circulação com a implantação do binário. Os condutores que trafegam pela área devem ficar atentos às mudanças de circulação e à sinalização. A CTTU destaca ainda a importância da educação e o respeito às leis contidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que proíbem o estacionamento e a circulação na área destinada aos ciclistas. Os motoristas que estacionarem em local proibido ou sobre a ciclofaixa serão autuados e receberão multas que variam entre R$ 53,20 e R$ 127,69. Já os condutores flagrados transitando sobre a ciclofaixa receberão multa de R$ 574,62. Agentes da CTTU irão reforçar o monitoramento e a fiscalização da área.