NOTÍCIAS

Saúde | 25.09.15 - 15h44

Dia do Coração: os cuidados com a saúde devem ser diários

Secretaria de Saúde do Recife promove ação das 6h às 10h, no Parque da Jaqueira


Estima-se que mais de 300 mil pessoas no Brasil morrem anualmente por complicações causadas por doenças do coração (Dados: Sociedade Brasileira de Cardiologia). Para chamar a atenção sobre a importância de se prevenir os problemas cardiovasculares, a Secretaria de Saúde do Recife, em Parceria com a SBC – Regional Pernambuco, vai comemorar o Dia Mundial do Coração, na próxima terça-feira (29), ofertando serviços de saúde ao público, no Parque da Jaqueira, das 6h30 às 10h.

A data será marcada pela promoção de atividades que vão orientar sobre a prevenção, passando pelo diagnóstico até o tratamento correto. Quem visitar o Parque, durante as atividades, será orientado sobre a importância da prevenção das doenças cardiovasculares, por meio do estímulo à prática de atividade física, com a realização de uma avaliação cardiológica, por exemplo.

Os profissionais do Centro Médico Senador Ermírio de Moraes, que é referência no Recife, no tratamento das doenças do coração, também vão abordar alimentação saudável pobre em gorduras, açúcares e sal.

Riscos - Os principais fatores de risco para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares são a hipertensão, o diabetes, tabagismo, níveis elevados de colesterol, sedentarismo e obesidade, além de fatores genéticos, como ter parentes próximos que sofreram um infarto ainda jovem.

O infarto do miocárdio e o acidente vascular cerebral, também conhecido como derrame, são apontados como os principais problemas. Uma pessoa morre a cada três minutos por essas doenças. E as previsões são ainda mais pessimistas: por volta de 2050, espera-se que a cada 1 minuto e meio morra alguém por complicações das doenças cardiológicas.


Serviço:

Evento: Dia Mundial do Coração

Data: 29/09/2015

Local: Parque da Jaqueira

HORÁRIO: 6h30 às 7h - Aulão com equipe da Academia da Cidade e Projeto Bom Dia

7h às 10h - Oficina de aferição de pressão arterial e glicemia capilar, além de distribuição de folhetos informativos