NOTÍCIAS

Cultura | 25.09.15 - 10h36

A magia do circo tradicional abre a 6ª Mostra de Circo do Recife

img_alt

Mostra vai até domingo, 27, no Sítio Trindade em Casa Amarela, com entrada franca (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Malabaristas, acrobatas, palhaço, bandinha de música e muita alegria. Teve de tudo na noite de abertura da 6ª Mostra de Circo do Recife, realizada pela Prefeitura do Recife através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura do Recife. Na lona montada no Sítio Trindade, em Casa Amarela, o público adulto pode voltar a ser criança e a meninada pode rir e se encantar com a magia circense. A mostra prossegue até domingo, dia 27, com atrações a partir das 16h. 

A abertura contou com a presença da Secretária de Cultura Leda Alves, do presidente da FCCR Diego Rocha, e de um dos homenageados da mostra, o presidente da Associação dos Proprietários de Artistas Circenses – Apacep, Maviael Ribeiro. Sob o comando da dama do circo, Índia Morena, o público foi recepcionado por Leda Alves que enalteceu a importância desse tipo de arte e a dedicação de quem a faz: “Trabalhar no circo exige uma dedicação imensa. É quase um sacerdócio. O circo educa a pessoa”, destacou. 

Após as boas vindas, foi a vez do Empyre Circus assumir o picadeiro com tudo de bom que um espetáculo circense possui: o malabarista que desafia as alturas se equilibrando numa corda há vários metros do chão; a moça que voa pelos ares pendurada apenas pelo cabelo; o palhaço com sua inocência e irreverência; os números de mágica onde a caixa dança sozinha e sai do chão sem ninguém lhe segurar; os jovens aprendizes do circo que arrasam no manuseio dos arcos, chapéus e das massas. Ou seja, teve atração para todos os gostos e o público respondeu com aplausos e risadas a cada quadro, numa interação deliciosa com os artistas.

A dona de casa Edvânia Rodrigues levou os três filhos, Adison, de 7 anos, Átilas, de 10 anos, e Álvaro, de 8 anos, para assistir ao espetáculo. Adison e Átilas adoraram o palhaço Biliro pela sua alegria e por fazer as pessoas sorrirem. Já Álvaro foi mais além: “eu gostei de tudo”, afirmou. Edvânia Rodrigues aprovou a ideia da Mostra. “Foi ótima essa ideia. Deveria ter sempre esse tipo de espetáculo aqui no Sítio pois incentiva as crianças. Eu mesma vou trazer os meninos todos os dias para assistir a mostra”, disse.

Palhaçadas – O primeiro dia da 6ª Mostra de Circo do Recife teve ainda a apresentação da Cia. 2 Em Cena, no período da tarde. Com o espetáculo “Palhaçadas” que falava sobre a história de dois palhaços que perdiam um circo num incêndio, eles levaram para o público que lotou a lona montada no Sítio Trindade uma mensagem de confiança e determinação. Com muitos risos e boas tiradas, acompanhadas de uma trilha sonora executada ao vivo, os personagens não só encantaram, como alegraram crianças e adultos.

E a programação da Mostra continua até o próximo domingo, 27, com espetáculos começando a partir das 16h. Confira abaixo o que vai rolar nos próximos dias:

 

Sexta-feira (25)
16h - Espetáculo A Tradição Centenária com Circo Alves (infantil)
19h - Espetáculo Memórias da Dor em Tempos de Liberdade com o Disney Circo (adulto)


Sábado (26)
16h - Espetáculo Sonho do Circo, com a Escola Pernambucana de Circo (infantil)
19h - Espetáculo O Circo Chegou com o Palhaço Mentirinha (adulto)

 

Domingo (27)

16h - Espetáculo com o Circo Mágico Alakazam (infantil)

17h - Espetáculo Alegria, Alegria com a Liga da Justiça com o Circo Nawellington
18h30 - Homenagem à Alakazam e ao presidente da Apacepe, Maviael Ribeiro de Barros
19h - Espetáculo Família Vidal - 5ª Geração no Picadeiro com o Disney Circo (adulto).

 

Bairro do Recife - (Projeto Recife de Coração):

Vivências com várias modalidades de técnicas circenses
Domingo, das 09h às 11h e das 14h às 16h

 

Serviço:
6ª Mostra de Circo do Recife
De quinta (24) a domingo (27), das 16h às 19h
Sítio Trindade - Estrada do Arraial, 3259, Casa Amarela, Recife
Mais informações: 3355.3137
Entrada franca