Formação de coordenadores pedagógicos debate conflitos no ambiente escolar
A formação continuada para cerca de 100 coordenadores pedagógicos da rede de escolas e creches do Recife, realizada na manhã e tarde da sexta-feira (22), teve como tema principal “O diálogo e possibilidades para resolução de conflitos no ambiente escolar”. O evento aconteceu no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, e foi comandado pelo professor da rede municipal Vicente Celestino de França, especialista em violência nas escolas.
Com o uso de projeção de imagens, exibição de vídeo e análise de desenhos infantis, Vicente fez um histórico sobre os tipos de violência e seus efeitos, instigando os educadores a utilizarem o diálogo e a aproximação com pais, alunos e comunidade como meios de promoção de uma cultura da paz. “Entre 2015 e 2016, fizemos uma pesquisa sobre as causas da violência nas escolas municipais e constamos que um dos aspectos é que o aluno costuma reproduzir no ambiente escolar o que viu ou aprendeu em casa. A partir desse dado, reforçamos a ideia de que se aproximar do aluno e de seus familiares pode ser um passo decisivo na solução de conflitos”, explicou Vicente.
Maria da Conceição Vieira de Medeiros, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Mário Melo, em Campo Grande, acha que outros aspectos positivos também podem colaborar na formação dessa cultura da paz. “No nosso caso, a prática esportiva está sendo a solução. Nossos estudantes foram estimulados a participarem de torneios de vôlei, futsal e basquete, entre outros. Os resultados foram tão promissores que encerramos nesta sexta-feira os a primeira edição dos Jogos Escolares Internos”, contou a coordenadora.
Lúcia Bahia Barreto Campello, professora formadora do Grupo de Trabalho Educação e Sexualidade (GTES), atuou como mediadora na formação desta sexta-feira. “É importante lembrar que a formação dos educadores da rede é uma prática constante da Secretaria de Educação e está de acordo com os eixos temáticos da política municipal de ensino: Escola democrática, Diversidade, Meio ambiente e Tecnologia”, frisou.