NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 25.09.17 - 13h11

Prefeito destaca importância da redução de gases de efeito estufa no Fórum Nordeste 2017

img_alt

Prefeito discursou na abertura do evento, na manhã desta segunda-feira (25). (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O Fórum Nordeste 2017 aconteceu na manhã desta segunda-feira (25), e discutiu os desafios e oportunidades nos setores de biocombustíveis, etanol e energias limpas. O prefeito Geraldo Julio discursou na abertura do Fórum, realizado pelo Grupo EQM, com o apoio do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar), destacando a importância da inovação no setor dos biocombustíveis como agente de transformação de políticas ambientais e tratou das iniciativas do Plano de Redução de Gases do Efeito Estufa, em execução no Recife, pela Prefeitura da Cidade.

O evento contou com presença do governador de Pernambuco, Paulo Câmara e do governador de Alagoas, Renan Filho e também teve a participação dos ministros de Minas e Energia, Fernando Bezerra Coelho Filho, da Educação, Mendonça Filho, e das Cidades, Bruno Araújo, além dos presidentes do Grupo EQM, Eduardo de Queiroz Monteiro.

"Parabenizamos  a realização deste evento, que trouxe pessoas do país inteiro para discutir as energias renováveis e ainda a redução das emissões de carbono. Recife foi a primeira capital do país a fazer um inventário, reconhecido pelo ONU Habitat, com um plano para a redução da emissão de carbono. Para melhorar a qualidade de vida, para diminuir os impactos das mudanças climáticas no mundo inteiro, cada cidade precisa fazer e cada pessoa precisa cumprir o seu papel e a gente tem essa metodologia internacional, que é nosso inventário e nosso plano. As cidades que conseguirem seguir isso certamente vão colaborar para que o planeta inteiro seja beneficiado", afirmou o prefeito Geraldo Julio.

O Plano de Redução de Gases de Efeito Estufa (GEE) é um documento de 96 páginas, elaborado pela Prefeitura do Recife com o apoio da Organização das Nações Unidas e aponta as principais ações de combate às mudanças do clima a serem adotadas na cidade. Elaborado a partir dos dados constantes nos últimos inventários, o plano teve apoio do Iclei, rede global de Governos Locais pela Sustentabilidade, e ONU Habitat,  ambos vinculados à Organização das Nações Unidas. São quatro setores estratégicos abordados pelo plano: transporte e mobilidade urbana, resíduos e saneamento, energia, e desenvolvimento urbano sustentável, que vão traçar medidas que poderão ser adotadas para reduzir as emissões.

No Fórum Nordeste 2017, também serão discutidos os painéis “RenovaBio – Uma Nova Política de Biocombustíves para o Brasil”, apresentado pelo Secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia, Marcio Felix , apresentando propostas do governo federal para o setor. Outro painel é  “O Setor Sucroenergético e a Implementação do Acordo de Paris”, com uma palestra do Secretário de Mudanças do Clima e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Everton Lucero. O último tema será “Planejamento Energético Nacional: Perspectivas de Demanda e Oferta de Etanol, Gasolina, Biodiesel e Diesel”, explorado pelo Diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis do EPE, José Mauro Ferreira Coelho. A geração de energia elétrica a partir dos biocombustíveis também será um dos assuntos abordados durante o Fórum Nordeste 2017. Plinio Nastari, presidente da Datagro, tratará do tema no painel “Eletrificação e Desenvolvimento: o Papel dos Biocombustíveis”, setor vem crescendo com o maior apelo das questões ambientais envolvendo a busca por alternativas de energias renováveis.