Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 25.09.25 - 11h04

Maré Cultural, em Boa Viagem, reúne artesanato e gastronomia neste sábado (27) e domingo (28)

img_alt

Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Turismo e Lazer, realiza um grande encontro de cultura e arte, no Segundo Jardim, Zona Sul do Recife, durante dois dias, totalmente gratuito. (Foto: Késsia Alvarenga/PCR)

 

Há mais de 30 anos produzindo peças de madeira que estimulam o raciocínio lógico e desenvolvimento cognitivo, o mestre artesão Cajazinho, do município do Cabo de Santo Agostinho, estará pela sexta vez na feira de artesanato do Recife, que ocorrerá, pela primeira vez, durante dois dias, neste sábado (27) e domingo (28), no Segundo Jardim em Boa Viagem. A Maré Cultural reúne cerca de 80 expositores entre artesãos de quase 30 municípios de Pernambuco e chefs de gastronomia de todo o estado, oferecendo ao turista e ao recifense o acesso à diversidade e riqueza cultural do estado sem sair do Recife. 

Os bordados de Passira, as criações em barro de Tracunhaém, os casarões de Olinda talhados na madeira, as la ursas e a perfeição dos mosaicos dos artesãos do Recife, as miniaturas de animais e elementos da natureza esculpidas em diversos tipos de madeira feitos por mestres e artesãos de Ipojuca, Gravatá, Sirinhaém, Sertânia, a tapeçaria de Timbi, as rendas de Pesqueira e muitos outros artigos pernambucanos estarão presentes na Maré Cultural, neste fim de semana. Haverá também uma grande diversidade de comidas que vão desde espetinhos à paellas de frutos do mar.

No sábado (27), a Maré Cultura será das 15h às 22h, enquanto que no domingo (28), das 10h às 18h. O evento gratuito já atingiu a marca de quase 80 expositores de cerca de 30 municípios de Pernambuco, a média de movimentação financeira da Maré Cultural é de R$245 mil por edição. 

“A programação cultural que reúne arte, música e gastronomia faz parte da vida dos recifenses e precisa ser mostrada aos turistas que aqui chegam. A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, tem estimulado a economia criativa, tem dado vida aos parques com as feiras e fortalecido o Recife como destino turístico. A Maré Cultural é um exemplo consolidado de que o “Recife é pra ficar” porque aqui estão reunidas as riquezas do nosso estado. Nesta edição, com a inclusão do domingo, vamos aumentar as vendas dos artesãos e chefs que estarão no corredor da praia de Boa Viagem”, afirmou Thiago Ângelus, secretário municipal de Turismo e Lazer.

MARÉ CULTURAL - O novo nome da Feira de Artesanato do Recife, foi lançado no último dia 20 de setembro, na primeira edição da feira na Zona Norte, que foi realizada no Jardim do Baobá, no bairro das Graças. O evento contou com a transfer gratuito pelo rio Capibaribe, de catamarã, do Parque das Graças para o Jardim do Baobá. A escolha do nome carrega o seguinte significado: a palavra “maré” evoca o movimento natural do mar, um fluxo constante de renovação, que dialoga diretamente com a ideia de uma feira dinâmica, viva e em transformação. O termo “cultural” completa a mensagem ao deixar claro o propósito do evento: ser um espaço de arte, convivência e trocas criativas.

 

SERVIÇO: MARÉ CULTURAL

Local: Segundo Jardim, Boa Viagem

Sábado 27/09/25

Horário: 15h às 22h

Domingo 28/09/25

Horário: 10h às 18h

Cerca de 80 expositores (artesanato e gastronomia) de quase 30 municípios de Pernambuco

Entrada: Gratuita

ASSUNTOS: