NOTÍCIAS

Cultura | 25.10.11 - 19h19

Secretário de Ciência e Tecnologia apresenta experiências do Recife em São Paulo

José Bertotti apresentará, nesta quarta-feira (26), durante a 4ª Mostra de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas Municipais, pesquisa sobre cadeias produtivas e projeto do Parque do Jiquiá

Por Gérsica Marques

O secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife, José Bertotti, viajou a São Paulo para apresentar as ações realizadas pela Prefeitura do Recife na 4ª Mostra de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas Municipais, aberta na noite desta terça-feira (25), no Pavilhão São Carlos Exposhow, em São Carlos. O gestor apresentará, nesta quarta (26), a pesquisa sobre as cadeias produtivas, desenvolvida em parceria pela Prefeitura do Recife e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos do Ministério da Ciência e Tecnologia, e a implantação do Parque Científico e Cultural do Jiquiá.

Durante o evento, serão apresentadas experiências dos diversos municípios integrantes da Rede Mercocidades que, por meio de desenvolvimento em ciência e tecnologia, atuaram na solução de problemas urbanos em diversas áreas e na geração de empresas, emprego e renda. A participação de Bertotti acontecerá durante a Reunião de Diretoria do Fórum Nacional de Secretários de Ciência Tecnologia e Inovação, que integra a programação Mostra.


Nesta terça (25), o secretário aproveitou a oportunidade para conhecer os laboratórios de instrumentação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que desenvolve tecnologias para o setor agropecuário, tanto na área de equipamentos eletroeletrônicos como em biotecnologias e nanotecnologias. Atualmente, a Empresa possui 78 patentes, sendo que algumas ainda não foram colocadas em escala industrial. “É visando esta oportunidade que a Prefeitura do Recife e a Embrapa realizarão uma rodada de negócios, com data a ser definida, com as empresas do setor, em especial as que fazem parte do Parque Tecnológico de Pernambuco (Parqtel). Ele acrescentou que o “intuito é de que, em parceria com a Embrapa, empresas pernambucanas possam produzir esses equipamentos para a agricultura brasileira”. À tarde, o gestor conheceu o Parque Tecnológico de São Carlos (ParqTec).