NOTÍCIAS

Cultura | 25.10.12 - 14h05

Prefeito João da Costa assina projeto de lei do Plano de Cargos e Carreiras da Guarda Municipal

Na ocasião, gestor também recebeu os 88 novos guardas que foram convocados para a posse

Por Pedro Oliveira

[caption id="attachment_27624" align="alignleft" width="334"] Solenidade de acolhimento aos novos servidores. Foto: Irandi Souza[/caption]

Na manhã desta quinta-feira (25), em solenidade de acolhimento aos novos servidores, o Prefeito João da Costa assinou o projeto de lei que propõe a criação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) da Guarda Municipal do Recife. O ato aconteceu no Auditório Capiba, 15º andar do edifício sede, e serviu também para passar as orientações aos 88 aprovados no concurso da Guarda que irão tomar posse durante as próximas semanas.

Centenas de guardas municipais lotaram o auditório Capiba para receber os novos companheiros de instituição e presenciar o momento histórico da assinatura do projeto de lei. “Sou servidor e sei que a ausência de um PCCV, que tire das influências da política o caminho do reconhecimento profissional, cria dentro das categorias uma relação de injustiça. Esse plano, que é fruto da organização da categoria, vai mudar isso. O tempo de serviço, a competência e a capacitação é que serão levados em consideração. Por isso que a gente estava comprometido em fazer essa mudança”, afirmou o Prefeito João da Costa.

A chamada para a posse dos novos 88 Guarda Municipais foi publicada no Diário Oficial do Município do último sábado (20). Após reforçar o monitoramento do trânsito da cidade com a contratação de 200 novos agentes, o prefeito João da Costa decidiu que o restante dos aprovados serão incorporados ao efetivo da Guarda Municipal para cuidar da preservação do patrimônio. “Esse aumento do efetivo será muito importante para monitorar de forma itinerante os espaços públicos da cidade. As rondas serão reforçadas e os novos espaços serão vigiados pelos novos guardas”, explica o inspetor Flávio Romárico, comandante da Guarda Municipal do Recife.

Após a nomeação, os novos servidores da instituição serão responsáveis pela preservação de praças, prédios administrativos, teatros entre outros equipamentos municipais. A expectativa é que os guardas comecem a trabalhar na proteção patrimonial a partir de dezembro. “Queremos dizer à população que chegaram mais 88 guardas que serão servidores no real sentido da palavra. No momento em que vestirmos a farda estaremos a serviço do povo do Recife”, disse José Ricardo, um dos aprovados convocados para a posse.

Conquista da categoria – O PCCV da Guarda Municipal do Recife, se aprovado pela Câmara, será o 7º Plano de Cargos e Carreiras criado pelo Prefeito João da Costa em sua gestão. Antes, o gestor já havia garantido este direito para médicos, nutricionistas, enfermeiros, engenheiros, profissionais da assistência social e professores. O objetivo é dar ao servidor municipal a oportunidade de vislumbrar como será seu crescimento profissional, determinando o tempo necessário para suas promoções, além de capacitações e formação continuada.