NOTÍCIAS

Cultura | 25.10.12 - 16h15

Prefeito João da Costa fiscaliza obras do projeto Via Mangue

[caption id="attachment_27628" align="alignleft" width="334"] João da Costa acompanhou o andamento das obras nos trechos que serão inaugurados neste sábado (27). Foto: Irandi Souza[/caption]

Feitas ao mesmo tempo em pontos diferentes da cidade, as obras da Via Mangue tem sido fiscalizadas com freqüência pelo Prefeito João da Costa para assegurar o andamento e o cumprimento dos prazos. Em vistoria realizada na manhã desta quinta-feira (25), o gestor acompanhou o andamento das obras nos trechos que serão inaugurados neste sábado (27).

O gestor esteve no complexo viário localizado no bairro do Pina, Zona Sul do Recife, no entorno do Shopping RioMar, e seguiu até o alargamento da alça da Ponte Paulo Guerra e do Viaduto Capitão Temudo. “Estamos concluindo as obras de pavimentação e drenagem de parte do sistema viário do Pina e da alça que vai ligar o Viaduto Capitão Temudo à rua Saturnino de Brito. Isso facilitará o acesso ao shopping RioMar até que a ponte estaiada esteja pronta”, explicou o prefeito.

Estão incluídas na lista de obras que serão entregues as ruas Marquês de Alegreto, Patrocínio, Barão de Santo Ângelo, Dirceu Toscano de Brito e Jamil Asfora. Além disso, a via lateral no inicio da alça da Ponte Paulo Guerra e da alça elevada sobre a Avenida Sul ligando o Viaduto Capitão Temudo à rua Saturnino de Brito.

O projeto é a primeira grande ação estruturadora de preparação da cidade para a Copa do Mundo 2014, e abrange recursos na ordem de R$ 433,2 milhões, numa parceira entre a Prefeitura do Recife e o Governo Federal. Maior obra viária urbana das últimas décadas, a Via Mangue já apresenta 35% da estrutura viária concluída, operada por 1.200 trabalhadores que atuam para que sejam cumpridos os prazos estabelecidos pela gestão.

Via Mangue - Esta será a primeira via expressa do Recife, com velocidade média de 60km/h. Ela não possuirá semáforos ou cruzamentos de tráfego e contemplará ainda a acessibilidade para deficientes e idosos. O projeto da Via Mangue prevê a construção de faixas de rolamento para veículos, calçadas para pedestres e ciclovia. No sentido Centro/Boa Viagem, a via terá 4,75km. Já no sentido Boa Viagem/Centro, a extensão é de 4,37km.

Com sua implantação, cria-se um cinturão de proteção do manguezal do Rio Pina, melhora-se o tráfego nos bairros de Boa Viagem e do Pina, e abre-se a possibilidade de implantação de um corredor exclusivo de ônibus na Avenida Domingos Ferreira, viabilizando o Corredor Norte-Sul. Além das intervenções viárias, o projeto contempla a construção de três habitacionais, que já foram entregues, contemplando, ao todo, 992 famílias que moravam em palafitas e locais próximos ao trajeto da via. A intervenção tem orçamento em torno de R$ 433 milhões. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura do Recife com o Governo Federal e faz parte das ações visando a Copa do Mundo de 2014.