NOTÍCIAS

| 25.10.12 - 11h50

Rejane Pereira recebe o Prêmio João Canuto de Direitos Humanos no Rio de Janeiro

A secretária Especial da Mulher da Prefeitura do Recife, Rejane Pereira, receberá na noite desta quinta-feira (25), no Rio de Janeiro, o Prêmio João Canuto de Direitos Humanos – 2012. A premiação é uma das mais importantes do país e há nove anos homenageia pessoas e instituições que se destacaram nas diversas frentes e instâncias dos direitos humanos. A solenidade será às 18h, no Auditório Manuel Maurício do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ, no bairro da Urca.

Promovido pelo Movimento Humanos e Direitos e do Grupo de Pesquisa do Trabalho Escravo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o prêmio é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido por Rejane Pereira junto a ONG Cidadania Feminina, parceira da gestão municipal em projetos e ações de prevenção e no combate a violência contra a mulher. A ação ficou conhecida nacionalmente pelo Apitaço. De Pernambuco, além de Rejane Pereira, também receberá a comenda o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.

O prêmio João Canuto de Direitos Humanos resgata a história de um dirigente sindical do Pará que foi perseguido e assassinado em 1985 no sul do Pará a mando de fazendeiros da região porque lutava pela reforma agrária. Através dele, o Movimento Humanos Direitos busca dar visibilidade ao trabalho das pessoas e entidades contempladas que lutam pela reforma agrária, pelo fim da exploração sexual infantil e juvenil e do trabalho escravo; pela demarcação das terras indígenas, das áreas de quilombolas e em favor de ações sócio-ambientais.

O Movimento Humanos Direitos foi fundado em 2002 pelo ator Marcos Winter e será a nona edição de entrega do prêmio, que terá a participação de vários artistas, incluindo atores, músicos e intelectuais que integram os órgãos promotores.