Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos dos Animais | 25.10.22 - 10h50

Crianças do Ibura participam da Semana do Brincar

img_alt

A abertura foi realizada na Escola Municipal Maria Sampaio e contou com os shows dos artistas Tio Bruninho e Ilana Ventura. Durante cinco dias, serão ofertadas 175 atividades com diversas atrações voltadas para as crianças e oficinas direcionadas para quem trabalha com os pequenos. (Foto: Edson Holanda/PCR)
 
 
A quadra da Escola Municipal Maria Sampaio de Lucena, localizada no bairro do Ibura, foi palco da abertura da Semana do Brincar nesta segunda-feira(24). Crianças e Adolescentes da comunidade escolar do bairro participaram da ação, com o apoio da Unicef, através da #agendacidadeunicef e das Secretarias municipais envolvidas como Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, Secretaria Executiva da Primeira Infância, Secretaria de Segurança Cidadã, Secretaria de Saúde, Secretaria de Esportes, Secretaria de Inovação Urbana, além de outros parceiros que integram a rede da criança e do Adolescente como o CENDHEC e o  Canal Futura. As crianças se divertiram com a apresentação dos artistas Tio Bruninho e Ilana Ventura, que animaram as crianças ao som de muita música e contação de histórias.

Ana Rita Suassuna, secretária de Desenvolvimento Social,  Direitos Humanos,  Juventude e Políticas sobre Drogas, destacou a importância da 8ª edição  da Semana do Brincar.  "A Prefeitura do Recife tem um compromisso com a primeira infância no seu desenvolvimento pleno e a Semana do Brincar  foi instituída por lei e é importante  tanto para os profissionais  por oportunizar um momento que  potencializa e fortalece sua prática com formação, bem  como para criança por se tratar de um momento de lazer e lúdico para o desenvolvimento infantil. Por isso é muito importante a cada edição a gente realizar essas ações. Estamos chamando atenção não só da criança, mas também dos educadores e profissionais que precisam fortalecer o brincar com a prática pedagógica", explicou a secretária.

De acordo com Juiana Vergetti, consultora em Saúde e Desenvolvimento Infantil do Unicef, a Semana do Brincar é de suma  importância por trazer o protagonismo da própria criança e mostrar para toda a sociedade que através do brincar a criança também aprende. " Estamos com essa ação, contribuindo com a socialização das crianças, pois através do brincar diversos conteúdos são trabalhados e esse brincar tem que ser estimulado pela escola, pela família e pela comunidade", disse Juliana na abertura do evento.
Durante cinco dias, serão ofertadas 175 atividades com diversas atrações voltadas para as crianças e oficinas direcionadas para quem trabalha com esse público específico serão realizadas. A Semana do Brincar tem como objetivo possibilitar o desenvolvimento de atividades integradas no âmbito da proteção e prevenção às violências de crianças e adolescentes, promoção de saúde da criança, desenvolvimento infantil, educação que protege e busca ativa escolar.
 

PROGRAMAÇÃO
25.10.2022 (Terça-feira)
Local: Ibura - Na creche municipal 8 de março - UAPI- Unidade amiga da primeira infância.
Oficina: CANAL FUTURA - “Diálogos sobre cultura de proteção, prevenção às violências e o brincar”
Público - professores, Agentes de Desenvolvimento Infantil (ADIs) e Agentes de Desenvolvimento de Educação Especial (AADEEs) Oficina Semana do Brincar
Horário: 9h
Local: Compaz Dom Helder
Apresentação de Ilana Ventura
Horário: 14h às 15h
Apresentação Fada Magrinha
Horário: 15h às 16h

26.10.2022 (Quarta-feira)
Local:  Creche Municipal 8 de Março - Ibura
Apresentação da Fada Magrinha
Horário: 14h às 15h
Evento:  Circuito de Esportes
Horário: 15h às 16h

27/10/22 (Quinta-feira)
Local: Compaz Miguel Arraes. Avenida Caxangá, 653, Madalena.
Apresentação: Fada Magrinha
Horário: 14h às 15h
Apresentação:Ilana Ventura
Horário: 15h às 16h  

31/10/22 (Segunda-feira)
Local: Procriu - Centro de Revitalização e valorização da vida - Projeto criança urgente. Rua: Eurico Vitrúvio, 124 – Pina.
Apresentação: Tio Bruninho
Horário:  14h
Oficina de Dança: Luana Cruz
Horário: 15h

A programação completa pode ser acessada neste link https://www2.recife.pe.gov.br/downloads/acoessemanadobrincar2022