NOTÍCIAS

Cultura | 25.11.11 - 13h38

João da Costa entrega barracas para artesãs do Recife

[caption id="attachment_10728" align="alignleft" width="334" caption="Foto: Peire Garrido"][/caption]

Com a entrega, a Rede de Mulheres Tecendo a Economia Popular e Solidária passa a contar com 20 barracas para comercialização de artesanato
 
O prefeito João da Costa entregou, na manhã desta sexta-feira (25), 10 barracas para a comercialização do artesanato confeccionado pelas integrantes da Rede de Mulheres Tecendo a Economia Popular e Solidária. O ato aconteceu no hall do edifício-sede da Prefeitura do Recife e contou com a presença das 120 concluintes do curso “A produção do trabalho das mulheres e o enfrentamento da violência”, oferecido em parceria com o Projeto 100 Città, da União Européia.

Após visitar cada um dos stands montados no local, o prefeito da capital pernambucana falou sobre seu contentamento em poder realizar a entrega dos novos instrumentos de trabalho. Para ele, a ocasião é propícia não apenas pela finalização do curso ou pelo oferecimento das barracas mas, sobretudo, pela retomada da dignidade de mulheres que muitas vezes não tiveram oportunidades de crescimento profissional.“A dependência econômica é a mãe da violência. Então, em um dia como o de hoje, quando se comemora o enfrentamento à violência contra a mulher, estamos entregando mais do que estas barracas. Estamos tirando mulheres da situação de vulnerabilidade, promovendo o resgate da cidadania, a retomada de direitos. Portanto, aquelas que sofriam qualquer tipo de violência porque dependiam financeiramente de seus companheiros, já podem ter sua dignidade de volta e construir relações baseadas na solidariedade e amor”, afirmou o gestor.
[flickrslideshow acct_name="recifeweb" id="72157628147952383"]
O ato contou com as presenças de secretários municipais, da representante do 100 Città, Aldenice Coelho e da monitora do curso, Lucicleide Correia. A partir de agora, a Rede de Mulheres conta com 20 barracas, distribuídas entre todas as regiões da Cidade, que irão expor e comercializar os produtos confeccionados pelas artesãs. Além da entrega dos novos equipamentos, o evento teve a animação da Orquestra 100% Frevo.
 
O fortalecimento da Rede pela gestão municipal foi enfatizado por Rejane Pereira, secretária especial da Mulher. “Hoje é um dia muito especial porque mostra o empenho da Prefeitura com o segmento. Seja no enfrentamento à violência ou no estímulo ao empreendedorismo, as mulheres se fortalecem cada vez mais, se organizam mais. Acreditamos no poder do trabalho e que ele cria e abre as asas dessas mulheres que batalham todos os dias”, enfatizou a secretária.
 
A dona de casa Maria José Candeias, 72 anos, foi uma das contempladas com os equipamentos. “É com a maior alegria que eu recebo esse presente. Vou poder mostrar meu trabalho, minhas bijuterias, minhas costuras. E mais, vou poder ganhar meu dinheirinho para continuar tocando a minha vida com alegria”, disse, emocionada.
 
O evento foi prestigiado pelo chefe de gabinete do prefeito, Félix Valente; pelos secretários Erick Carrazzoni (Comunicação), Niedja Queiroz (Assistência Social), Sebastião Rufino (Habitação), Evelyne Labanca (Gestão e Planejamento), Amir Schvartz (Extraordinário da Copa), Ceça Britto (Especial de Relações com a Imprensa) e pelo coordenador do Orçamento Participativo, Augusto Miranda.