NOTÍCIAS

| 25.11.11 - 11h34

Prefeitura do Recife participa da Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele

Campanha é uma parceria entre a Prefeitura e a SBD e pretende diagnosticar e operar pessoas portadoras da doença

Por Tádzio Estevam

A Prefeitura do Recife participa da 13ª Campanha Nacional de Prevenção do Câncer da Pele, organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). As ações ocorrem durante este sábado (26), em todo o País. Na capital pernambucana, as pessoas poderão ir aos quatro postos de saúde da rede municipal, que prestarão os serviços das 9h às 15h. Cerca de 60 dermatologistas e 100 estudantes de medicina estarão envolvidos na ação consultando voluntariamente em nove postos de atendimento das redes municipal e estadual.

Há 13 anos, a Prefeitura do Recife é parceira da SDB na campanha. “Essa parceria é extremamente importante, porque a Prefeitura disponibiliza os profissionais e oferece à população os serviços de detecção precoce, além de orientações de prevenção à doença”, ressalta o coordenador da Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele/Regional-Pernambuco, Emerson de Andrade Lima. Segundo ele, o mês de novembro foi escolhido para abertura da Campanha Nacional porque é o início do verão. Nessa estação, aumenta a exposição solar e, consequentemente, os riscos para desenvolvimento do câncer de pele.

As unidades de saúde disponibilizarão uma sala para atendimento exclusivo das pessoas que procurarem os serviços. Além disso, serão distribuídos folders, produzidos pela Sociedade de Dermatologia, que orientarão sobre os cuidados com a pele durante o verão. “As pessoas de cor clara são mais vulneráveis ao câncer de pele. Essas pessoas têm uma menor quantidade de melanina, que é a substância que protege a pele”, explica a gerente de Atenção Ambulatorial e Assistência Hospitalar da Prefeitura do Recife, Kátia Guimarães.

A detecção precoce e o tratamento, bem como ações educativas de orientação à população são fatores primordiais para diminuir os casos da doença. “Queremos interferir na incidência da doença, estimulando o processo de prevenção primária. Evitar que o câncer ocorra, lembrando a importância do uso de protetor solar, roupas e chapéus durante a exposição ao sol”, complementa Emerson.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o número de casos novos de câncer de pele não melanoma estimado para o Recife no ano de 2012 será de 840, entre homens e mulheres. Estes valores correspondem a um risco estimado de 52 casos novos a cada 100 mil homens e 54 para cada 100 mil mulheres. Na campanha anterior em 2010, foram realizados mais de mil atendimentos no Recife, dos quais 40% desses pacientes apresentaram algum tipo de lesão.

As unidades de saúde municipais oferecerão os serviços de clínica médica e orientações de prevenção. As pessoas em que forem observados casos de atendimento de maior complexidade serão encaminhadas para os serviços dos hospitais Oswaldo Cruz, Santo Amaro, IMIP, CiSAM, e Hospital das Clínicas.

Locais da campanha na rede municipal:

Policlínica Amaury Coutinho
Rua Iguatu, s/n, Campina do Barreto
Fone: 3232.7877/ 3232.7884

Policlínica do Pina
Avenida República do Líbano, 355, Pina
Fone: 3232-3070/ 3232-3061/ 3232-3065

Policlínica Lessa de Andrade
Estrada do Remédio, 2416, Madalena
Fone: 3228-5093/ 3227-1622

Polo da Academia da Cidade no parque da Jaqueira
Avenida Rui Barbosa, Jaqueira
Fone: 3445-7241