NOTÍCIAS

Cultura | 25.11.13 - 15h18

Dia do Rio: população lota passeios de barco oferecidos pela Prefeitura

[caption id="attachment_40977" align="aligncenter" width="680"] Cerca de 150 pessoas participaram da atividade, que teve saídas pela manhã e pela tarde da Praça do Marco Zero. (Foto: Irandi Souza/PCR)[/caption]

A população chegou cedo ao Bairro do Recife e lotou os passeios de catamarã oferecidos pela Prefeitura, neste domingo (24), para comemorar o Dia do Rio. Cerca de 150 pessoas participaram da atividade, que teve saídas pela manhã e pela tarde da Praça do Marco Zero. As viagens foram realizadas no barco escola Águas do Capibaribe, que durante a semana é usado como sala de aula para os estudantes da rede de ensino municipal.

Quem embarcou no catamarã conferiu de perto, durante 50 minutos, a beleza de alguns cartões postais da cidade. O barco percorreu parte da bacia do Pina e do Rio Capibaribe, passando pelas pontes Giratória, Maurício de Nassau, Buarque de Macedo, Princesa Isabel, Duarte Coelho, Boa Vista e do Limoeiro. O trajeto também incluiu uma rápida passagem pelo encontro dos rios Capibaribe e Beberibe.

Segundo a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Cida Pedrosa, a ação serviu para estreitar os laços dos recifenses com o curso d’água. “Temos um patrimônio natural belíssimo, pois nossa cidade é cortada por rios. Queremos que a população se aproprie dele e nos ajude na tarefa de preservar”, ressaltou. Na primeira viagem, ela ainda falou ao público sobre o projeto Parque Linear do Capibaribe, que vem sendo desenvolvido pela PCR em parceria com a UFPE.

Durante o passeio, profissionais da Prefeitura também passaram informações turísticas e de caráter ambiental. A surpresa ficou por conta da participação especial do cordelista Allan Sales, que recitou versos e distribui um cordel sobre o Rio Capibaribe. Para a advogada Ana Helena, o foco ambiental fez a diferença na iniciativa. “Além de oferecer a oportunidade das pessoas conhecerem o rio de outro ângulo, teve um foco ambiental que foi muito importante. Eu adorei o passeio”, disse pouco antes de desembarcar.

A chance de ver o Capibaribe a partir do seu leito também fez a aposentada Maria das Graças Araújo, 67, se levantar cedo no domingo. Ela saiu pedalando do Espinheiro e chegou por volta das 7h30 no Bairro de Recife, para garantir sua vaga no catamarã. “Eu nunca tinha feito esse passeio pelo rio, mas tinha muita vontade de fazer. Achei muito bonito ver a cidade daqui”, comentou. A paisagem também chamou a atenção da pequena Lilian Gomes, 13, que pediu um presente especial de aniversário para o Rio Capibaribe. “Eu queria que não jogassem mais lixo nele. Queria que as pessoas jogassem no lugar certo”.