NOTÍCIAS

Cultura | 25.11.15 - 10h40

Recife vai sediar a primeira Cantata Natalina dos três poderes

img_alt

O evento acontecerá, de forma inédita, no dia 6 de dezembro na praça da República, reunindo poder executivo, judiciário e legislativo. (Foto: cortesia)

 

O ciclo natalino do Recife este ano vai começar de uma forma diferente. Numa iniciativa inédita e integrada, a Prefeitura do Recife, em parceria com o Governo do Estado, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), vai celebrar, no dia 6 de dezembro, a união e o desejo de um final de ano feliz na Cantata Natalina, que vai ocorrer na Praça da República.

A primeira-dama do Recife, Cristina Mello, apresentou os detalhes do evento junto da primeira dama do estado, Ana Luiza Câmara na tarde desta terça-feira (24). "É a primeira vez que estamos juntos nessa jornada, num projeto muito bonito. Nós, enquanto Prefeitura do Recife não podíamos deixar de atender a um convite tão nobre. É tempo de planejarmos a paz, o mundo está pedindo isso nesse momento, que tem sido tão doído, com tragédias ambientais e humanas. Estamos aqui juntos para mostrar que Pernambuco está unido, forte, e o Recife está trazendo os sentimentos de paz e renovação, e muita fé e esperança de um novo ano ainda melhor para o nosso povo", declarou Cristina.

A Cantata Natalina da Praça da República vai oferecer ao público um espetáculo que vai contar com uma abertura tradicional, com a apresentação de reisados e pastoris na própria praça. Em seguida a programação continua, distribuída em três palcos, iniciando as apresentações na frente do Palácio da Justiça de Pernambuco, depois em frente ao Teatro de Santa Isabel, e encerrando no Palácio do Governo. Entre as atrações estão a Orquestra e Coral Criança Cidadã, a Banda Sinfônica e Coral Cidade do Recife, além dos Corais e Orquestra de Câmara do Conservatório Pernambucano de Música e da Assembleia Legislativa.

Para complementar a beleza da festa, a Praça da República vai estar iluminada de forma especial, e vai contar ainda com um presépio, além da fonte em funcionamento. Todos os portões de acesso à praça estarão abertos, e todos os equipamentos que vão sediar o espetáculo, localizados no entorno da praça (o Palácio do Campo das Princesas, o Palácio da Justiça e o Teatro Santa Isabel) também estarão com iluminação temática, compondo a decoração geral da Cantata.


Confira os detalhes:

ESTACIONAMENTO/TRANSFER
Para garantir o conforto, segurança e mobilidade do público, quem for ao evento de carro contará com três pontos de estacionamentos gratuitos: as sedes da Prefeitura do Recife, com 350 vagas, e do Tribunal Regional Federal – 5ª Região (TRF5), ambos situados na Avenida Cais do Apolo, além da Assembleia Legislativa, situada na Rua da Aurora. O transporte do público será realizado por ônibus cedidos pela Urbana-PE (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros no Estado de Pernambuco). O embarque e desembarque para aqueles que estacionarem seus veículos na sede da Prefeitura ou no TRF5 será realizado na Rua Martins de Barros (em frente à Secretaria da Fazenda). Já o embarque e desembarque daqueles que preferirem estacionar na Alepe será feito na Rua do Sol, em frente ao Liceu de Artes e Ofícios. Todos os portões de acesso à Praça estarão abertos.

ACESSIBILIDADE
As pessoas com necessidades especiais contarão com um serviço de transfer especial. O transporte dos passageiros será realizado por veículos adaptados do programa estadual PE Conduz, a fim de garantir comodidade e integridade física dos usuários. E mais: toda a programação contará com tradução em Libras para as pessoas surdas e audiodescrição para os cegos.

SEGURANÇA
A Polícia Militar fará a segurança do evento com policiamento ostensivo e apoio da Central de Vídeomonitoramento. A Guarda Municipal do Recife estará a postos com 25 Agentes do Grupamento Tático Operacional. O Corpo de Bombeiros será responsável pelo socorro de urgência, atendimento pré-hospitalar e prevenção a incêndios.

TRÂNSITO
A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) montou um esquema especial de monitoramento de tráfego para a Cantata Natalina. A operação vai ter início na noite da sexta-feira (4), com o monitoramento da área durante a montagem da estrutura do evento. Na ocasião, nenhuma via deverá ser interditada. Já no domingo (6), a partir das 16h, todo o entorno da Praça da República será interditado, na altura dos cruzamentos com a Ponte Buarque de Macedo e a Avenida Dantas Barreto. Dessa forma, os condutores que desejarem acessar o Bairro do Recife deverão realizar o desvio pela Avenida Dantas Barreto, Avenida Nossa Senhora do Carmo e Avenida Martins de Barros, depois acessar a Ponte Buarque de Macedo, que terá sua circulação mantida. Já as pessoas que pretendem sair do Bairro do Recife deverão utilizar a Avenida Cais do Apolo. No total, um efetivo formado por cerca de 20 agentes de trânsito será utilizado durante a operação, que tem o intuito de garantir a segurança viária e a orientação dos condutores.

CONTROLE URBANO
A Secretaria Executiva de Controle Urbano do Recife (Secon) também montou um esquema especial para garantir a organização dos espaços públicos e o controle do comércio informal durante a Cantata Natalina. No total, 22 fiscais vão estar dispostos em pontos de monitoramento realizando rondas para coibir abusos e irregularidades. Apenas ambulantes cadastrados para o Bairro do Recife vão poder comercializar no evento, desde que nos locais indicados e com equipamentos autorizados.

CICLOFAIXA
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, fará uma alteração no percurso da Ciclofaixa de Turismo e Lazer, em função da Cantata Natalina. Apenas no dia 6 de dezembro será desativado o trecho da ciclofaixa da Ponte Princesa Isabel e o trecho em frente ao Palácio do Campo das Princesas.