Mercado da Encruzilhada com mais opções gastronômicas e de lazer
Tradicional ponto de encontro dos recifenses, seja para momentos de lazer, seja para fazer compras, o Mercado da Encruzilhada está passando por um grande processo do revitalização. Além do Projeto Viva o Mercado, que teve início em outubro e ocupou os espaços com atividades culturais, uma nova alameda gastronômica, com três novos boxes foi entregue oficialmente, na manhã deste sábado (25), pelo prefeito Geraldo Julio. O equipamento agora conta com uma padaria e pizzaria, pastelaria e um bar com cervejas artesanais e uma beer cave.A iniciativa tem como objetivo atrair o público e melhorar a experiência do recifense com os mercados públicos.
“Agora temos uma nova alameda de alimentação aqui no Mercado da Encruzilhada. Uma área para toda a família vir se divertir. Hoje temos aqui a feirinha do Poço, o projeto Viva o Mercado e a inauguração desses novos espaços que vem reforçar um dos maiores atrativos deste mercado que é a alimentação e o lazer”, destacou o prefeito Geraldo Julio.
Neste sábado o espaço ainda recebeu o projeto Viva o Mercado, que desde outubro leva artistas locais para o equipamento. Nesta edição, o público pôde conferir o Grupo Raízes e Zequinha dos 8 Baixos, que botou todo mundo pra dançar com muito frevo e forró. A ação da Prefeitura do Recife, em parceria com a Secretaria de Turismo Esportes e Lazer de Pernambuco, tem implantado uma agenda de eventos e shows com artistas locais nos mercados públicos da cidade que acontecem sempre das 14h às 18h.
Para Waleska Laranjeira, a iniciativa é um sucesso. “O espaço está maravilhoso. Voltei ao Recife para visitar a minha mãe e fiquei bem impressionada. Viemos fazer algumas compras e fiquei bem surpresa com a limpeza e organização do lugar e resolvemos comer por aqui”, comentou a vendedora que mora no Havaí e está no Recife a passeio.
A Prefeitura do Recife realizou um ordenamento no interior do mercado que possibilitou que os comerciantes tivessem mais espaço e organização de suas mercadorias. O mercado já passou pelo reordenamento da área de pescados, desde o ano passado abriga um box especializado na customização de bicicletas e recebeu melhorias na estrutura como a revitalização da faixada e recuperação dos banheiros. “Para nós foi maravilhoso porque dá mais gosto de trabalhar, e para os clientes também, porque sente mais segurança de comprar”, comentou Natalia Roxana dos Santos, comerciante do local. Desde 2014 o Mercado da Encruzilhada recebeu investimentos de mais de R$ 530 mil na sua requalificação.
Além do projeto Viva o Mercado, a Encruzilhada também recebeu a Feira Livre do Poço, que oferece ao consumidor outros tipos de produtosalimentícios, além de artesanato e moda. A feira começou às 10h e seguiu até as 18h. São 22 tipos de alimentos com opções saudáveis e 15 bancas com artigos de moda, acessórios e artes. A Feira Livre do Poço também comercializa pequenas mudas de temperos e ervas, um incremento a mais que levará mais sabor para as receitas. O projeto acontece quinzenalmente, sempre aos sábados.