Com goalball e basquete em cadeira de rodas, Jogos Paralímpicos do Recife retornam ao calendário esportivo da capital
Quadras, pista e piscina estarão movimentadas nesta sexta (26/11) e sábado (27/11), no Parque e Centro Esportivo Santos Dumont e Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão). Os Jogos Paralímpicos do Recife estão de volta ao calendário de atividades da capital pernambucana. Em 2020, o momento da pandemia do novo coronavírus impediu a realização da competição. Promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes, o evento é realizado desde 2017 e, este ano, conta com 201 atletas, além de homenagens a grandes figuras do desporto brasileiro.
O evento é gratuito e aberto ao público, que deverá usar máscara para acessar os locais de competição. A abertura da competição acontece às 8h desta sexta (26/11), com o goalball, na quadra principal do Geraldão. Lá, estarão presentes Rodrigo Coutinho, secretário de Esportes da Prefeitura do Recife, Yane Marques, secretária executiva de Esportes, e Larissa Lellys, gerente de atividades esportivas. Às 13h, também no ginásio, mas na quadra dois, tem a disputa do basquete em cadeira de rodas.
"Passa uma energia muito boa para a gente cada vez que um desses nossos eventos retornam ao calendário esportivo da cidade”, comemora Yane Marques, secretária executiva. “Os Jogos Paralímpicos do Recife contam com paratletas de alto nível, e ainda vamos homenagear estrelas do nosso desporto e paradesporto. É uma honra imensa estar construindo isso ao lado de tanta gente boa, e gerar esse estímulo".
Oito personagens do esporte brasileiro receberão homenagens. São eles a nadadora Etiene Medeiros; os treinadores Ismael Marques e Poliana Silva; e os paratletas Ana Cláudia Silva, Leylane Castro, Raimundo Nonato, Jardiel Soares e Andreza Vitória. As entregas de placas acontecerão tanto no Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, às 9h da sexta (26) quanto no Geraldão, às 10h e 15h do sábado (27).
Haverá álcool 70% no local e os presentes deverão usar máscaras, quando não estiverem em disputa de provas. O evento ainda contará com a presença de 35 voluntários, que darão suporte no transcorrer do torneio. Todos são estudantes de educação física da Universidade Federal de Pernambuco, Uninassau e Unibra.
SERVIÇO
26/11 - Sexta-feira
9h - Goalball (Geraldão, ginásio principal)
13h - Basquete em cadeira de rodas (Geraldão, quadra dois)
27/11 - Sábado
9h - Atletismo (Santos Dumont, pista de atletismo)
9h - Natação (Santos Dumont, piscina)
9h - Parabadminton (Geraldão, quadra dois)
9h - Fut5 (Geraldão, quadra três)
14h - Vôlei sentado (Geraldão, ginásio principal)