Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 25.11.22 - 20h35

Fim de semana recifense convida ao museu

img_alt

No MAMAM, Museu da Cidade e Murillo La Greca, espaços geridos pela Prefeitura do Recife, vai ter performance artística, estreia e despedida de exposição. (Foto: Andréa Rêgo Barros/Arquivo PCR)

 

Visitar um museu será programação urgente e quase inevitável neste fim de semana recifense. A cidade está cheia de pretextos para um passeio imperdível pelos espaços culturais responsáveis pela memória e pela renovação de referências e repertórios artísticos. No MAMAM, Museu da Cidade e Murillo La Greca, espaços geridos pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, vai ter estreia e despedida de exposição, além de performance artística.

MURILO LA GRECA

Amanhã (26), das 14 às 17h, o Museu Murillo La Greca convida para a abertura da exposição A escuta interior, da artista Ana Flávia Mendonça, com curadoria de Marcelo Campello, músico e Doutor em Composição pela Universidade Federal da Paraíba. Na mostra, que é resultado de uma investigação sobre as possibilidades sonoras da cerâmica, Ana Flávia entrelaça os saberes artesanais da modelagem em argila com as técnicas de construção de instrumentos musicais para apresentar pequenas esculturas sonoras, concebidas a partir de experimentações com diferentes pastas cerâmicas e esmaltes.

Na abertura da exposição haverá a apresentação dos músicos Hugo Medeiros, Lucas Alencar e Marcelo Campello tocando alguns dos instrumentos criados pela artista. O Murillo La Greca fica na Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366, Parnamirim. O acesso é gratuito

MAMAM

No Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM), o sábado será performático. A partir das 15h, a artista Milena Travassos apresenta a performance 'Tradução e Afinidade', fruto do projeto Relâmpago-Trovão, em conjunto com Kilma Coutinho, Iyadirê Zidanes, João Fernando Bonfim e Deise Castro. ‘Tradução e Afinidade’ é uma ação poética em diálogo com as ideias benjaminianas de linguagem em geral e linguagem humana. Após a performance, acontecerá um bate-papo com os participantes. Os elementos cênicos ficarão expostos para os visitantes. A performance é um projeto viabilizado pelo Sistema de Incentivo à Cultura (SIC), da Prefeitura da Cidade do Recife.

Antes, durante e depois da performance, o público poderá visitar as exposições que entraram em cartaz no museu, no último dia 19: o projeto individual da artista Cristina Ataíde (Portugal), co curadoria de Márcio Almeida, e a mostra coletiva do grupo de Pesquisa Symbolismum.

“Dos Rios Voadores” convida o público a experienciar os trajetos realizados pela artista portuguesa Cristina Ataíde durante sua residência na Amazônia. A mostra cria uma paisagem nos dois andares do Museu, transformando o espaço expositivo em uma imersão na natureza, com instalações, pinturas, sons e imagens - em fotografia ou vídeos -. Conta ainda com a montagem de frascos de vidro suspensos contendo amostras de águas de rios brasileiros, coletados pela artista portuguesa, que remete ao fenômeno dos rios voadores do Norte do Brasil, responsável pelas precipitações pluviométricas nos períodos de chuva.

No Aquário Oiticica, a exposição 'Metamorfoses da Passagem do Tempo' apresenta obras em Cianotipia e Caffenol de 21 artistas e parte do pressuposto das múltiplas temporalidades vividas por nós enquanto nos relacionamos com o mundo. Presente, passado e futuro se entrecruzam em nossas trajetórias de vidas e a imagem fotográfica é esse lugar peculiar que congela e embaralha o tempo. A mostra é um projeto do Grupo de Pesquisa Symbolismum – Estudos sobre Imaginário e Complexidade vinculado aos cursos de Artes Visuais (CAC/UFPE), coordenado pelo professor Eduardo Romero. As mostras ficam em cartaz até o próximo mês de fevereiro. O MAMAM abre das 10h às 16h aos sábados e domingos. O museu fica na Rua da Aurora, 265, Boa Vista. O acesso é gratuito.

MUSEU DA CIDADE

Já o Museu da Cidade convida para os últimos dias da exposição "Cinco Pontas", que reúne achados arqueológicos, pinturas e documentos ainda inéditos para o público, que comprovam a importância do Forte das Cinco Pontas em diversos momentos históricos da capital pernambucana. O museu funciona das 10h às 16h no sábado e domingo. Fica no Forte das Cinco Pontas, s/n, no Bairro de São José.

ASSUNTOS: