Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 25.11.22 - 12h12

Fórum Intergeracional Casa Vovó Bibia discute sobre os desafios do envelhecimento

img_alt

Terceira edição do encontro integra a programação da 9ª Jornada de Direitos Humanos do Recife, promovida pela Prefeitura do Recife. (Foto: Inaldo Menezes/PCR)

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, realizou nesta quarta-feira (23), o III Fórum Intergeracional da Casa Vovó Bibia. O tema do encontro foi "Desafios do EnvelheSER" e foi realizado no Auditório Dom Hélder Câmara, na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). O evento fez parte da programação da 9ª Jornada de Direitos Humanos do Recife, que promove atividades até o dia 10 de dezembro.

O Fórum foi aberto com um momento musical protagonizado pelo Coro-Terapêutico do Instituto de Pesquisa Estudos da Terceira Idade (ITEPI) e seguiu para uma roda de conversa, cujo tema abordado foi a valorização da pessoa idosa e a necessidade de políticas públicas de assistência para essa população. Na roda, estiveram presentes Vera Baroni, representante das mulheres idosas negras; Adriana Xukuru, representante dos povos originários; Rosângela Melo, representante da comunidade escolar; José Maria Silva, representante da comissão do idoso da OAB-PE; e Aparecida Brito, representante da Casa Vovó Bibia.

A gerente da Pessoa Idosa do Recide, Cacilda Medeiros, exalta a importância do trabalho realizado pela Casa da Vovó Bibia. "É preciso registrar a preocupação que as pessoas que fazem a casa da vovo tem com a questão da pessoa idosa institucionalizada, que são as que estão acolhidas nossas casas municipais. Além disso, o trabalho intergeracional que promovem ao levar para crianças e adolescentes nas escolas municipais a importância de evelhecer com dignidade e de conviver de forma harmoniosa com as pessoas idosas", reforçou Cacilda.

Ainda nesta quarta-feira, também ocorreu a Expo-Envelhecimento Saudável 2022, que contou com orientações de serviços de saúde, oficinas Capoterapia e atividades na Maloteca, apresentação de xaxado do grupo folclórico Egídio Bezerra e dança de roda com indígenas e toda a comunidade participante do fórum.

Casa Vovó Bibia - Localizada no bairro do Cordeiro, a Casa Vovó Bibia atua há quase 20 anos na assistência à população idosa e no combate ao processo de discriminação e de abandono.

Jornada de Direitos Humanos - A Jornada de Direitos Humanos do Recife ocorre há 9 anos e é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, por meio da Secretaria-Executiva de Direitos Humanos. Diversas ações serão realizadas para fomentar e reafirmar a luta pela Igualdade Racial, aos direitos da  Criança e do Adolescente, das Pessoas Idosas, das Mulheres, das Pessoas com Deficiência, da População LGBTI+, entre outros segmentos da sociedade.