Fórum Intergeracional Casa Vovó Bibia discute sobre os desafios do envelhecimento
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, realizou nesta quarta-feira (23), o III Fórum Intergeracional da Casa Vovó Bibia. O tema do encontro foi "Desafios do EnvelheSER" e foi realizado no Auditório Dom Hélder Câmara, na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). O evento fez parte da programação da 9ª Jornada de Direitos Humanos do Recife, que promove atividades até o dia 10 de dezembro.
O Fórum foi aberto com um momento musical protagonizado pelo Coro-Terapêutico do Instituto de Pesquisa Estudos da Terceira Idade (ITEPI) e seguiu para uma roda de conversa, cujo tema abordado foi a valorização da pessoa idosa e a necessidade de políticas públicas de assistência para essa população. Na roda, estiveram presentes Vera Baroni, representante das mulheres idosas negras; Adriana Xukuru, representante dos povos originários; Rosângela Melo, representante da comunidade escolar; José Maria Silva, representante da comissão do idoso da OAB-PE; e Aparecida Brito, representante da Casa Vovó Bibia.
A gerente da Pessoa Idosa do Recide, Cacilda Medeiros, exalta a importância do trabalho realizado pela Casa da Vovó Bibia. "É preciso registrar a preocupação que as pessoas que fazem a casa da vovo tem com a questão da pessoa idosa institucionalizada, que são as que estão acolhidas nossas casas municipais. Além disso, o trabalho intergeracional que promovem ao levar para crianças e adolescentes nas escolas municipais a importância de evelhecer com dignidade e de conviver de forma harmoniosa com as pessoas idosas", reforçou Cacilda.
Ainda nesta quarta-feira, também ocorreu a Expo-Envelhecimento Saudável 2022, que contou com orientações de serviços de saúde, oficinas Capoterapia e atividades na Maloteca, apresentação de xaxado do grupo folclórico Egídio Bezerra e dança de roda com indígenas e toda a comunidade participante do fórum.
Casa Vovó Bibia - Localizada no bairro do Cordeiro, a Casa Vovó Bibia atua há quase 20 anos na assistência à população idosa e no combate ao processo de discriminação e de abandono.