Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Lazer | 25.11.22 - 12h09

No Polo Copa, tensão do primeiro tempo dá lugar ao êxtase com estreia vitoriosa do Brasil na Copa do Mundo

img_alt

Prefeitura do Recife montou programação especial com dois telões no Bairro do Recife para transmissão das partidas da Seleção Brasileira. (Foto: Edson Holanda/PCR)

 

Embora o clima fosse de festa desde o início nas imediações do Cais da Alfândega, os primeiros 45 minutos da estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Qatar foram de apreensão. O fim em 2 a 0 diante da Sérvia colocou ponto final apenas na partida – os torcedores presentes no Polo Copa da Prefeitura do Recife puderam seguir festejando o pós-jogo com outras atrações. A transmissão aconteceu também na Praça do Arsenal. Os dois pontos contaram com apresentações artísticas antes e depois de cada embate. Toda a programação é uma articulação da Prefeitura do Recife, por meio do Recentro, Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

O casal Adson de Nóbrega (22) e Maria Cecília (21) levou a filha Violeta Sofia, de dois anos, para sentir o clima de Copa do Mundo. Em nenhum momento, mesmo no 0 a 0, chegaram a duvidar do triunfo da Amarelinha. “Estamos confiantes, sim. Sem dúvida que sairemos com a vitória daqui. Essa menina aqui mesmo está é animada, gostando muito”, contou Cecília, apontando para Violeta. “Jogo grande assim a gente gosta é de sair e procurar telão pela rua, o clima é muito melhor", frisou Adson.

E teve mais criança iniciando com pé quente a trajetória em Copas do Mundo. Vinícius Mariano, de só um ano e oito meses, marcou presença junto ao pai, Everton Mariano, de 28 anos. A ideia inicial seria acompanhar tudo em casa, mas a decisão mudou em pouco tempo. "A princípio, conversamos entre amigos e assistiríamos em casa. Mas nesse papo, achamos que seria melhor vir pra cá mesmo, e foi a melhor decisão. O clima está muito massa", destacou, apontando para o filho e tentando dar algumas dicas ao pequeno. "Já estamos incentivando esse aqui a gritar gol”.

Gol que quem gritou empolgado foi o Ícaro Fabrício, de dois anos, que festejou badalado pelo incentivo da avó, Jaciara Lima, 56 anos. "Vim com ele, minha neta e minha irmã. O clima com esse povo tem sido o melhor possível. Gostei muito aqui da praça do Arsenal, eles gostam do agito e ficaram bem confortáveis aqui. Vamos aparecer mais vezes", prometeu. No Cais da Alfândega, a festa da torcida começou com Silvana Salazar, às 15h. Durante o intervalo, Orquestra Jonas Taurino embalou a espera para a segunda etapa. Depois do jogo, às 18h, Geraldinho Lins garantiu o final feliz da programação. O local conta com um telão de 9x5, além de palco para shows.

No Arsenal, a programação começou às 15h, com apresentações das orquestras Evoé e Rosemblit antes, no intervalo e depois do jogo, Um telão de 6x4 foi montado na Praça, para a torcida não perder nenhum lance da estreia – e dos próximos jogos da Seleção Brasileira.

Polo Copa – Convidando o Recife todo a torcer, a Prefeitura juntou cultura e futebol numa programação pé quente, que começou neste dia 24, quinta-feira. Embalada pelos acordes que nunca cessam na capital pernambucana, que sabe o que é ganhar títulos, como o de cidade da música, reconhecida pela Unesco, os jogos da primeira fase serão transmitidos em dois locais: na Praça do Arsenal e no Cais da Alfândega, às 16h, nos dias 24 e 2, e às 13h, no dia 28.

 

Demais serviços:

SAÚDE - Os dois polos contaram com 10 motolâncias, 3 unidades de suporte básico e 19 profissionais.

TRABALHO/CONTROLE URBANO - Seis barracas de empreendedores cadastrados no Prodarte comercializam comidas e bebidas no Cais da Alfândega.

TRÂNSITO - Para garantir a segurança viária do público e a montagem do palco, o Cais da Alfândega foi fechado e permanecerá assim até a desmontagem, que dependerá do avanço da seleção brasileira no campeonato. Os condutores que vêm do Cais do Apolo e desejam acessar a Ponte Giratória ou a Avenida Alfredo Lisboa podem utilizar a Rua Madre de Deus como rota alternativa. No caso do Polo na Praça do Arsenal, não haverá fechamento de via, apenas em caso de grande público. Cerca de 10 agentes e orientadores estão no entorno do bairro do Recife para auxiliar condutores e pedestres. Além disso, a Central de Operações de Trânsito está fazendo o monitoramento por 24h e enviando reforço no efetivo, se necessário. Em caso de dúvidas, os cidadãos podem acionar a CTTU pelo 0800.081.1078.

SEGURANÇA URBANA - Um efetivo de 60 profissionais atuou, das 13h às 21h, nos dois locais de festa.