Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional 

NOTÍCIAS

Trabalho e Qualificação | 25.11.23 - 17h15

Prefeitura do Recife qualifica mais de 1.150 munícipes só em novembro através de cursos levados às comunidades

img_alt

Foto: Rodolfo Loepert/PCR
A Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional do Recife está capacitando, só neste mês de novembro, 1.155 alunos nas mais variadas áreas, desde gastronomia, passando por estética, beleza, comércio, segurança e energia solar, entre outras. São 53 turmas espalhas pelas 17 Escolas Profissionalizantes do Recife, além dos cursos oferecidos em dezenas de comunidades da cidade, para que os alunos possam ter uma oportunidade de qualificação próxima da sua residência. 
 
 
As escolas funcionam em vários turnos, com infraestrutura para realização das aulas teóricas e práticas. Entre os cursos realizados este mês estão: energia solar, depilação, design de sobrancelha, massas, bolos e tortas, sanduíches de metro, atendimento e recepção, corte de cabelo, limpeza de pele, massagem relaxante, corte, costura, ajuste e customização, curso do pacote office, NR 11 – segurança nas operações com empilhadeira, habilidade de soft skill, banho e tosa para pets e design de barba, entre outros. 
 
Os interessados nos cursos disponibilizados pelas 17 Escolas devem ficar atentos ao site do GO Recife (www.gorecife.org.br), abrigado na plataforma Conecta Recife. Já os cursos disponibilizados nas comunidades atendem às solicitações das próprias comunidades. Geralmente, ao encerrar uma turma já existe outra formada aguardando. Segundo Adynara Gonçalves, secretária de Trabalho e Qualificação Profissional (STQP) do Recife, a maioria dos cursos tem uma grade de aulas teóricas e práticas pequena, o que ajuda as pessoas a se qualificarem rapidamente. 
 
Outra vantagem é que todos eles são escolhidos com base em avaliação de demanda do mercado, para que os futuros profissionais possam garantir trabalho e renda em um curto espaço de tempo. Em novembro, por exemplo, foram beneficiadas comunidades como Florescer da Casa Rosa, na Mustardinha; Instituto Maria Amélia, no Ibura; Espaço Chão de Estrelas, em Campina do Barreto; Espaço da Comunidade, no Prado; Centro Pop Maria Lúcia, Santo Antônio; Centro POP Neuza Gomes, Madalena; Oratório Divina Providência, Campina do Barreto; Espaço Emocy Krause, na Torre; Compaz Miguel Arraes, na Madalena; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro e Sempre Viva, em Dois Unidos; entre muitas outras comunidades da capital. 
 
De junho de 2022 a julho de 2023, a Prefeitura do Recife, por meio do Programa Qualifica Recife, já entregou mais de 7.000 certificados de cursos de qualificação. O crescimento da procura tem feito a Prefeitura aumentar o número de turmas nas escolas e levar os cursos às comunidades. A grade também tem inovado com cursos de operador de empilhadeiras, energia solar, banho e tosa de pets, design de barba, habilidade de soft skill, que inclui empreendedorismo, liderança, comunicação e inteligência emocional.