NOTÍCIAS

| 25.12.11 - 14h44

Pólo Natalino de Brasíia Teimosa destaca multiculturalidade pernambucana

A diversidade  cultural pernambucana foi a principal atração desta noite de Natal no polo de Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife. Frevo, maracatu e  manguebeat, além de uma boa pitada de samba de raiz, marcaram as apresentações de música e dança, deixando o público presente emocionado e feliz. Como se tratava de uma festa natalina, não faltaram  os folguedos da época, como o pastoril e as canções de domínio público, como “Feliz Natal”, “Noite Feliz”, “Jesus Salvador”, entre outras.
 [flickrslideshow acct_name="recifeweb" id="72157628566926233"]
Montado pela Prefeitura do Recife na Avenida Brasília Formosa, na orla marítima, o palco do evento recebeu como primeira atração a Cia de Dança Angelita Kerollainne, que apresentou o pastoril religioso Estrela do Mar. Logo depois se apresentaram o Balé Deveres, a Orquestra de Frevo do Rubinho, o grupo Surdo Lavos e os cantores Alcirrone e Duda Soares.

Formado por meninas e adolescentes entre seis e 15 anos, o pastoril Estrela do Mar mostrou toda a magia e encanto das pastoras dos cordões encarnado e azul. Graça Costa, coordenadora e autora das principais músicas apresentadas, lembrou que o grupo já tem 15 anos de “estrada”, sempre  divulgando a cultura popular. “Nosso grupo está sempre presente nos eventos festivos da cidade. Acho que o principal mérito da Prefeitura tem sido o fortalecimento e a valorização das nossas raízes”, frisou. Já a bailarina Angelita Kerollainne, que é a“Diana” do pastoril, acha que a descentralização é a marca maior dos eventos culturais da PCR. “Acompanhando os eventos perto de casa o público economiza tempo e dinheiro, além de ficar mais próximo de seus grupos preferidos”, analisou.

Quem também arrancou aplausos das famílias presentes foi a Orquestra de Frevo do Rubinho, que misturou sons tradicionais com canções natalinas, com direito a Papai Noel distribuindo balas para a criançada. Regente de sua orquestra, Rubinho conta que muito dos frevos de seu repertório são autorais. “A maioria dos grupos que estão se apresentando aqui são do próprio bairro. Isto é muito positivo, porque cria um elo sentimental entre o artista e seu grupo preferido. A Prefeitura está no caminho certo”, ressaltou.

Outra boa surpresa da noite foi a adaptação para a dança popular do espetáculo o “Baile do Menino Deus”, apresentado pelo Balé Deveras, comandado por Mica Silva. Com trilha sonora impecável e coreografia competente, o ‘Deveras” prendeu a atenção de muita gente. “O Baile que está em cartaz no Marco Zero é mais tradicional e tem um apelo religioso maior. Mas esta apresentação do ‘Deveras” tem uma presença regional mais bela e forte”, argumentou a professora de Artes, Fernanda Guimarães, que veio de Natal (RN) para rever parentes e amigos.

Chico Science
 – muitos jovens e adolescentes que acompanharam a noite natalina do polo de Brasília Teimosa foram surpreendidos com uma apresentação especial do grupo “Surdo Lavo”, que trouxe do bairro da Imbiribeira um repertório inspirado no manguebeat de Chico Science e Nação Zumbi, com pitadas de Mestre Ambrósio, Olodum e Timbalada. Com forte percussão e guitarras afiadas, os seis rapazes apresentaram composições própria, como “Descendo a Ladeira” e “Ilha de Deus – cordão umbilical”, além de sucessos de Chico Sciense,  líder da Banda Nação Zumbi, já falecido.  Músicas como “Da Lama ao caos” e “Praieira”, fizeram o público recordar toda a genialidade de uma das maiores revelações da música Pernambucana de todos os tempos.

A noite natalina em Brasília Teimosa foi finalizada com belas apresentações de Duda Soares e Alcirrone, este último com trabalho  baseado nas canções da cantora maranhense Alcione.