NOTÍCIAS

| 25.12.12 - 09h45

Grupos de Pastoril abrem programação de Natal em Peixinhos

[caption id="attachment_29961" align="alignleft" width="334"] Pastoril Jardim da Alegria. Foto: Antônio Tenório[/caption]

Na segunda-feira (24), véspera de Natal, o Nascedouro de Peixinhos foi tomado pela tradição dos pastoris religiosos. A festa começou às 19h, com as apresentações no palco externo do Pastoril Luz do Amanhecer, Pastoril Jardim da Alegria e do Reisado Imperial. A programação do Ciclo Natalino do Recife é gratuita e conta com recursos da gestão municipal e patrocínio do Governo do Estado, através da Empetur.

O azul e encarnado do Pastoril Luz do Amanhecer atraiu os olhares do público com a louvação ao nascimento de Jesus. Em seguida, a contação de história Vira Mundo e Baião de Viola recriou o nascimento de Cristo de forma criativa e interativa.

Logo após, apresentou-se o Pastoril Jardim da Alegria, da comunidade de Linha do Tiro. O grupo trouxe o tradicional auto natalino contado por 30 jovens que se preparam por quatro meses antes da chegada do natal. “Estou no Pastoril Jardim da Alegria desde a sua fundação há 13 anos. A cada ano eu me sinto ainda mais realizada em poder levar essa tradição para outros pernambucanos. Dançando e se divertindo nós levamos a mensagem do nascimento e do amor de Cristo”, comentou a dançarina, Elizama Bezerra.

 As atividades externas encerraram com a agremiação Reisado Imperial, que encantou o público com os personagens do Rei, da Rainha, das Damas, do Boi e do Jaguará. Com 88 anos de idade, o fundador do pastoril, Geraldo de Almeida, comentou a importância da participação do grupo no natal do Recife. “Eu cresci dentro do reisado e formei esse grupo para continuar a tradição, levando também no período natalino a dança e as músicas que contam a história de Jesus”, ressaltou o presidente.

 No palco, os shows começam às 21h40, com as bandas Magnatas da Beira Mar, Combo X e Kelvis Duran. Na terça (25), a festa é animada pelo samba dos grupos Negro Thó e Samba Duben e o Grupo Terra.

Durante o evento, equipes da Guarda Muncipal fizeram a segurança e orientação na festa. Enquanto isso, os funcionários da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) realizaram a varrição para manter o bom estado do local e ruas do entorno.