NOTÍCIAS

| 26.01.15 - 18h02

I Mostra de Experiências desenvolvidas pelo NASF/NAPI reúne 70 trabalhos

A mostra, organizada pelos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e de Apoio em Práticas Integrativas (NAPI), para profissionais participantes, é um investimento que se faz na Atenção Básica. (Foto: Cortesia)

Até esta terça-feira (27), a I Mostra de Experiências Exitosas NASF/NAPI Recife 2015 vai compartilhar, no Centro de Formação Paulo Freire, na Madalena, com cerca de 400 profissionais, 70 trabalhos implantados na rede de saúde do Recife com resultados positivos. Desenvolvimento neuropsicomotor infantil, da linguagem oral, monitoramento de usuários com diagnóstico de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, entre outros, são exemplos das áreas de estudo e práticas experimentadas com diferentes tipos de abordagens – encontros, atividades lúdicas, formação de grupos, rodas de conversas, além de outros modelos.

Ao abrir o evento na manhã desta segunda-feira (26), o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, destacou que ao compartilhar essas experiências os profissionais estão sendo preparados para cada vez mais lidar com as necessidades da população. “As práticas integrativas traz um olhar diferenciado na melhoria da qualidade dos serviços dos SUS prestados à população. Cada vez se comprova que essa linha de atuação é indicador da melhoria da qualidade da saúde”, reiterou Correia.

A gerente geral das Políticas Estratégicas da Secretaria, Zelma Pessoa, uma das palestrantes no evento, reforçou que as práticas integrativas em interface com as políticas de saúde estão no eixo da promoção à saúde. “São estratégias complementares que fortalecem o sistema de saúde”, frisou.

A mostra, organizada pelos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e de Apoio em Práticas Integrativas (NAPI), para profissionais participantes, é um investimento que se faz na Atenção Básica. A residente de Saúde da Família da UFPE, Andréa Saraiva, avalia que a troca de experiências potencializa as ações que estão sendo executadas e estão tendo êxito. “Tenho orgulho de participar desse momento, pois saímos diferentes e sai com a percepção e ânimo que podemos fazer mais e melhor ao ver os resultados que estão dando certo”, falou Andréa Saraiva.

Além de profissionais de saúde das equipes do NASF e NAPI, estão participando representantes dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Consultório na Rua, Programa Academia da Cidade (PAC) e Serviço de Assistência Domiciliar (SAD).

Experiências apresentadas concorrerão à premiação. Os trabalhos serão submetidos a uma comissão a partir de critérios estabelecidos pela Comissão Científica. Cada eixo terá o seu melhor trabalho premiado. Os eixos são: Controle Social, Educação em Saúde/ Educação Popular em Saúde, Educação Permanente em Saúde e a interface ensino-serviço na Atenção Básica, Gestão do Cuidado/ Humanização na Atenção Básica, além do eixo de Promoção da Saúde e Intersetorialidade.

Experiências- Atualmente as Práticas Integrativas e Complementares fazem parte do elenco de métodos diagnósticos e terapêuticos de grande parte da população brasileira e mundial. Hoje são elementos essenciais para a noção de saúde como direito humano e andam lado a lado com as práticas da ciência moderna.

O Núcleo de Apoio em Práticas Integrativas (NAPI) no Recife tem equipe multidisciplinar de profissionais capacitados em Práticas Integrativas e Complementares. Foi criado com a missão de contribuir para uma melhor Atenção Primária à saúde dos recifenses. Desenvolvendo apoio matricial, trabalha diretamente com os profissionais das Equipes de Saúde da Família, experimentando ferramentas como a construção de Projetos Terapêuticos Singulares. Entre os métodos utilizados, conforme cada caso, estão a acumputura, Tai Chi Chuan, Yoga, entre outras práticas.