NOTÍCIAS

Cultura | 26.01.15 - 10h20

Recifenses aproveitam primeiro Recife Antigo de Coração de 2015

Lazer ao ar livre para toda a família foi a principal atração deste domingo. (Foto: Lú Streithorst/PCR)



Foi com muito sol, calor e energia que o primeiro Recife Antigo de Coração do ano aconteceu, neste domingo (25), no bairro mais antigo da cidade. Centenas de pessoas foram ao Bairro do Recife conferir os quatro polos de atividades disponíveis: infantil, esportivo, cultural e samba. Realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, o projeto não deixou faltar programação para quem quis aproveitar o domingo de uma forma diferente.

Pela primeira vez no Recife e aproveitando seu último dia na cidade, a baiana Beatriz West, de 30 anos, conferiu o projeto na companhia dos filhos Artur, 3, e Perla, 11. "Estou achando muito interessante como um projeto consegue envolver tantas ações diferentes. A iniciativa é muito interessante e não tem como não agradar a todos", concluiu.

Na Avenida Alfredo Lisboa, onde sempre fica o polo infantil, estava a estudante Nádia Santana, 23, com Gabriel, 11, e Sofia, 3. "Eles já brincaram bastante e o mais legal de estar aqui é porque é um programa diferente e gratuito". Além da recreação, teve campeonato de futebol de botão, exposição de álbum de figurinhas e oficina de máscara de carnaval.

Para os praticantes de atividades esportivas, as mais variadas aconteceram na Avenida Marquês de Olinda. Teve futebol, badminton, vôlei, basquete, parkour, tênis e patinação artística. Na Rua Dona Maria César era espaço para o slackline.

O eletrotécnico José Severino Júnior, 33, aproveitou a Ciclofaixa de Turismo e Lazer para chegar ao Recife Antigo. "Todo último domingo do mês já é certo, saio de Olinda pra cá e aproveito parte do dia por aqui". Ele ainda comentou que a iniciativa proporciona cultura e lazer num só lugar. "O bom mesmo é porque você consegue ver de tudo um pouco, o Recife Antigo de Coração já faz parte da minha rotina".

No Marco Zero teve orquestra de frevo Forro de Gesso, grupo Gigantes do Samba, banda Marcial da Escola Rotary do Alto do Pascoal, Nildinho da Paraíba e a orquestra Arruando do Frevo e do Passo. Para os amantes do samba, a cantora Karina Spnielli fez sua apresentação na Rua da Moeda. O projeto Dançando na Rua levou todos os ritmos à Praça do Arsenal. Ao som das orquestras Fascinação e Salsa América, os bailarinos apresentaram números de bolero, swing, tango, samba, merengue e outros.

Alguns serviços foram oferecidos na Avenida Rio Branco, como uma gibiteca e espaço para atendimentos de prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher. Teve ainda a ONG Julietas SOS, com doação de animais de vários portes.

MAIS LAZER
A orla de Boa Viagem foi espaço para quem quis curtir mais uma edição do projeto REC Verão, que promoveu diversas atividades de lazer para aproveitar a época mais quente do ano. As atividades aconteceram em frente ao Segundo Jardim e contaram com quatro polos, sendo um esportivo, um cultural, um infantil e um de bem-estar.