Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 26.01.16 - 16h20

Recife terá ação de prevenção e combate à hanseníase

Na Praça do Carmo, serão oferecidos exames dermatológicos para detecção precoce da doença

Nesta quarta-feira (27), em alusão ao Dia Mundial de Combate à Hanseníase, a Secretaria de Saúde do Recife promoverá a Campanha de Busca Ativa de Casos. O evento acontecerá na Praça do Carmo, no Centro da cidade, das 9h às 16h, em parceria com a Coordenação Estadual de Controle da Hanseníase e Movimento de Reintegração de Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN).

Na ocasião, as pessoas com manchas suspeitas na pele serão submetidas à triagem, com realização de exame dermatológico. Os profissionais também darão orientações sobre sinais, sintomas e do tratamento da doença.

“A campanha favorece a intensificação do diagnóstico precoce da hanseníase e propicia acesso ao tratamento adequado em tempo hábil”, afirma a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Hanseníase e Coordenação de Doenças Negligenciadas (Sanar Recife), Ariane Bezerra.

Hanseníase – Entre os principais sintomas da doença, destacam-se manchas de cor parda na pele e perda de sensibilidade térmica, perda de pelos e ausência de transpiração nos locais afetados.

Sanar - Para atender as doenças negligenciadas transmissíveis (hanseníase, filariose, tuberculose e geo-helmitíase), a Prefeitura da Cidade do Recife criou em 2013 o programa SANAR-Recife, que promove o enfrentamento das doenças por meio de estratégias de prevenção e tratamento. O programa conta com ações como: assessoramento de Unidades de Saúde, acompanhamento e tratamento de casos, investigação dos casos, fortalecimento da assistência laboratorial, fortalecimento da rede de atenção básica e promoção de ações de educação em saúde.

Referência – Funciona na Policlínica Lessa de Andrade o serviço de Sapataria, voltado para os pacientes de hanseníase que perdem, em alguns casos, a sensibilidade dos pés. O setor possui pia, lavabo e lava pés e duas novas máquinas usadas para a confecção de palmilhas e sapatos especiais para esses pacientes.

 

UNIDADES DE REFERÊNCIA PARA HANSENÍASE

DISTRITO SANITÁRIO

UNIDADE

I

Policlínica Gouveia de Barros, Boa Vista

 

Policlínica Waldemar de Oliveira, Santo Amaro

II

Policlínica Salomão Kelner, Água Fria

III e VII

Policlínica Albert Sabin, Tamarineira

 

Policlínica Clementino Fraga, Vasco da Gama

IV

Policlínica Lessa de Andrade, Madalena

 

Centro de Saúde Prof. Joaquim Cavalcanti, Torrões

V

Policlínica Agamenon Magalhães, Afogados

VI e VIII

Policlínica do Pina, Pina

 

Policlínica Ivo Rabelo, UR-1 - Cohab