Secretaria da Mulher

NOTÍCIAS

Mulher | 26.01.17 - 18h01

Secretaria da Mulher do Recife recebe grupo de chilenos para intercâmbio de experiências e conhecimentos

img_alt

O encontro ocorreu no Centro da Mulher Metropolitana Julia Santiago e reuniu lideranças locais para troca de experiências sobre inclusão de minorias nas comunidades (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

Intercâmbio de experiências e troca de conhecimentos sobre apropriação de espaço urbanos e inclusão de minorias foram os motes do encontro entre os ganhadores do programa Quiero mi Bairro, do Ministério de Vivienda y Urbanismo do Governo do Chile e das Secretarias da Mulher do Recife e de Pernambuco, nesta quarta-feira (25), no Centro da Mulher Metropolitana Julia Santiago, em Brasília Teimosa. No evento, foram apresentados os serviços que são desenvolvidos no Recife e em Pernambuco voltados para o empoderamento socioeconômico das mulheres.

"Observamos um trabalho muito bom. Há muita discriminação contra a mulher e vi como é bonito esse esforço para tirar a escuridão em que as mulheres se encontram", disse uma ganhadoras do prêmio, Simoní Tejeda. Ela e mais 11 líderes comunitários estão fazendo um intercâmbio na cidade, fruto de uma articulação entre o Brasil e o Chile. A atividade também contou com a Cities Alliance, uma parceria global para a redução de pobreza urbana e promoção do papel das cidades no desenvolvimento sustentável, e o Gabinete de Representação e Relações Internacionais da Prefeitura do Recife. Lideranças comunitárias do bairro de Passarinho e da Ilha de Deus também estiveram presentes no evento.

A coordenadora do Julia Santiago, Janaína  Silva, apresentou o funcionamento do Centro e as características do bairro de Brasília Teimosa. Segundo dos dados da Secretaria, a comunidade é composta, em sua maioria, por mulheres que desenvolvem, de diversas formas, atividades empreendedoras. Costura, vendas de alimentos, artesanato são algumas das formas que as moradoras do local obtém renda própria. "A gente trabalha o empoderamento feminino através dos cursos e das oficinas. Estamos o tempo todo junto da comunidade porque também trabalhamos para a melhoria do entorno, a importância da mulher no sistema sociopolítico da comunidade", disse.

"Entendo o Julia como um trabalho prioritário. Isso possibilita uma ação articulada e trabalhar as políticas para as mulheres de um ponto de vista nacional. Essa experiência queremos que se replique em outros bairros. Queremos promover o empoderamento das mulheres do ponto de vista político, econômico e com o reconhecimento de suas cidadanias plenas", comentou a secretária da Mulher do Recife, Cida Pedrosa, na conversa com o grupo chileno.  Já a representante da pasta estadual, Sílvia Cordeiro, afirmou que intercâmbios como esses favorecem não só a troca de experiências como as boas práticas. "Ações como também criam oportunidades para priorizarmos as mulheres como ponto fundamental do desenvolvimento local das comunidades", finalizou.  

Queiro mi Bairro - A troca de experiências urbanas é uma ação do programa Quiero mi Bairro, criado em 2006, no Chile para lidar com o déficit qualitativo das cidades e deterioração dos bairros mediante recuperação de espaços  e equipamentos públicos e fortalecimento do tecido social. Em abril de  2016,  ano que marcou os 10 anos do programa, o Governo do Chile organizou o Mes del Barrio, no qual, além do concurso de boas práticas, foram realizados workshops e visitas nos bairros onde aconteceram as atividades para celebrar a data. E o Chile é membro do Cities Alliance assim como o SDI (Slum Dwellers International - representado no Brasil pela Interação que está apoiando a organização do evento).