NOTÍCIAS

Cultura | 26.02.14 - 17h57

Infraestrutura e Serviços do Carnaval do Recife 2014

Para atender a uma festa que agrega milhares de pessoas, apresentações artísticas e manifestações culturais, tal qual o Carnaval do Recife, a Prefeitura da Cidade preparou um esquema especial de infraestrutura e serviços, articulando as Secretarias municipais, para garantir maior conforto e tranquilidade aos foliões. Para os dias de Momo foram reforçadas as ações que envolvem as áreas de segurança, mobilidade, limpeza, saúde, assistência social, meio ambiente e respeito aos direitos humanos.

Serviços Urbanos – A limpeza urbana contará com 1.330 garis nas ruas da cidade durante os dias do reinado de Momo. Os principais polos contarão com equipes de manutenção durante as apresentações e na manhã de cada dia da festa serão realizados mutirões de limpeza para preparar a cidade para mais uma maratona dos foliões. A limpeza de postes e mobiliário urbano no percurso do Galo teve início na última terça-feira (25). São cinco vias, totalizando 7,8 km. Nesta quarta-feira (26) teve início a retirada de 170 papeleiras no mesmo percurso.

Para a limpeza geral, serão utilizados: cinco mil litros de detergente; 300 litros de creolina; 220 kg de Enzilimp (é uma enzima que tem a função de inibir o mau cheiro de urina e fezes); 15 unidades de pulverizador; 22.500 litros de essência de eucalipto. Reforçando a iluminação pública, já na Semana Pré foram instalados 35 km de gambiarras e 5 km de rede elétrica, além de 50 refletores de 400 W e 50 refletores de 250 W. A proteção de edificações também está em execução, com colocação de 11 mil m² de tapumes, 70 metros de bandejas e 285 metros de cercas em locais pré-determinados.

Banheiros químicos – Para os dias de Momo os foliões do Recife poderão contar com mais de 1400 banheiros químicos. Serão 815 cabines nos polos de animação da cidade, instalados até a quarta-feira (26). Desde domingo (23), para atender as prévias Carnavalescas, o Centro da cidade já conta com 74 cabines sanitárias instaladas no Bairro do Recife, além de 10 no Pátio de São Pedro, que também recebe programação pré-Carnaval.

Além dos banheiros no entorno dos polos oficiais da folia, a Fundação de Cultura Cidade do Recife fornecerá mais 613 cabines que atenderão às festas Carnavalescas nos bairros da cidade, no período entre 21 de fevereiro e 04 de março. No desfile do Clube de Máscaras do Galo da Madrugada, que ocorre no Sábado de Zé Pereira (1º), os foliões contarão com 140 cabines no percurso da agremiação e seus arredores.

Mudança no Trânsito – A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) vai implantar, a partir desta quarta-feira (26), mais um ponto de bloqueio para a montagem de estruturas para o Carnaval. A Ponte Duarte Coelho, onde fica a alegoria do Galo da Madrugada, será bloqueada para a montagem do Galo da Madrugada. A Avenida Guararapes também será fechada para carros. A expectativa da Companhia é que as vias sejam bloqueadas a partir das 22h, com desvio realizado pela Rua do Sol. É importante que os condutores evitem trafegar pelo Centro durante o período de interdições.

Na sexta-feira (28), dia da abertura do Carnaval, a Ilha do Bairro do Recife começará a ser interditada no início da manhã. As principais vias (Ponte Giratória, Av. Rio Branco, Marquês de Olinda e Av. Alfredo Lisboa) serão interditadas a partir das 15h. São cerca de 30 ruas bloqueadas para o tráfego de veículos. No sábado (1º), o bloqueio da CTTU será feito também nas ruas que ficam entre a Av. Guararapes e Praça Sérgio Loreto. Cerca de 70 ruas, entre elas a Rua do Sol, ficarão interditadas até o fim da passagem do Galo da Madrugada.

Expresso da Folia – O Expresso da Folia, sucesso há 13 anos no Carnaval do Recife, estreia no Galo da Madrugada em 2014. Dessa forma, os foliões poderão contar com o serviço já a partir das 7h do Sábado de Zé Pereira. O Expresso da Folia no Galo terá 25 ônibus saindo dos shoppings Rio Mar, Recife, Plaza e Tacaruna, e levando o público até as ruas próximas ao foco da folia. O período de operação dos ônibus será entre 7h e 18h.

No Expresso da Folia tradicional, que funciona para levar os foliões que vão brincar no Bairro do Recife, de sábado até as 5h da Quarta-feira de Cinzas, 37 ônibus sairão dos shoppings RioMar, Recife, Plaza, Tacaruna e Boa Vista (este não participa do projeto no sábado, dia do Galo). Idealizada e organizada pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), a iniciativa acontece em parceria com as empresas Borborema, Pedrosa e Transcol. A passagem do Expresso custará R$ 6 e vai dar direito à viagem de ida e volta. A garantia da volta dos foliões do transporte será feita com a utilização de pulseiras identificadoras.

Táxis – A CTTU implantou sete pontos de táxis provisórios no Bairro do Recife e Santo Antônio. Eles estarão localizados na Praça Tiradentes, Rua Madre de Deus e Avenida Martins de Barros (um próximo ao Ministério Público de Pernambuco, outro perto da Ponte Mauricio de Nassau e outro nas proximidades da Ponte Buarque de Macedo), entre a noite da sexta-feira e às 5h da quarta-feira. Além disso, dois pontos funcionarão na Avenida Sul e na Avenida Doutor José Mariano, apenas no sábado.

Através do Convênio Táxi Metropolitano – assinado com os municípios de Abreu e Lima, Olinda, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço - a frota atual, com 6.125 táxis, deve chegar a nove mil.

Estacionamento – Sucesso no ano passado, o estacionamento gratuito oferecido pela Prefeitura do Recife e administrado pela Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) foi ampliado para o Carnaval 2014 e contará com transporte para os foliões até o foco de folia. Serão 1.800 vagas em dois espaços da PCR, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e o outro no Tribunal Regional Federal (TRF), todos localizados no Cais do Apolo. São 300 vagas a mais que o ano passado.

Os foliões que estacionarem nesses espaços poderão contar ainda com o serviço de transporte através de vans cedidas pela Secretaria de Turismo e Lazer. Quem utilizar os estacionamentos da PCR, TRT e TRF será levado até a Rua do Observatório, em frente ao anexo da Central do Carnaval, a poucos metros da Praça do Arsenal. Serão seis vans com capacidade para 15 passageiros em cada uma delas. A média de espera entre um veículo e outro será de 10 a 15 minutos. O serviço será oferecido da sexta-feira (28) até a terça-feira (4) e irá funcionar das 16h à 1h.

Bicicletários – Outra novidade é que, além dos carros e motos, serão oferecidas vagas também para bicicletas. De sexta-feira (28), dia da abertura da folia, até a terça-feira (04), 16 bicicletários vão estar disponíveis em pontos estratégicos no Bairro do Recife: na sede da Prefeitura do Recife, na Avenida Rio Branco, no Shopping Paço Alfândega e na Rua do Observatório.

Cada bicicletário tem estruturas móveis, capacidade para 10 veículos e design ideal para comportar qualquer modelo de bicicleta sem entortar as rodas. A capacidade será para cerca de 200 bicicletas utilizando os bicicletários simultaneamente. Entretanto, há uma recomendação aos ciclistas: para que a entrada seja autorizada é necessária a apresentação de um cadeado, assegurando o equipamento do folião.

Saúde - De 28 de fevereiro a 4 de março, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) terá uma base de atendimento na Avenida Alfredo Lisboa, no Bairro do Recife, ao lado do Marco Zero, em frente ao Armazém 10, sempre das 19h às 7h. Serão duas ambulâncias, uma de suporte básico e outra de suporte avançado (com equipamentos de UTI), com três médicos, dois enfermeiros e seis técnicos de enfermagem. O SAMU também disponibilizará cinco ambulâncias de suporte básico para os cinco Distritos Sanitários que terão polos de animação descentralizados. Durante o Carnaval, a população ainda poderá acionar a assistência pré-hospitalar a qualquer momento pelo telefone 192.

Vigilância Sanitária - As ações de vigilância começam desde a semana pré-Carnavalesca até o último dia de Carnaval. Serão desenvolvidas diversas atividades de fiscalização. Entre elas está a intensificação das inspeções sanitárias no comércio formal de alimentos (bares, restaurantes, lanchonetes) localizados próximos aos polos de animação. Também são realizadas inspeções sanitárias em hotéis, motéis e pousadas, priorizando os locais onde haverá maior fluxo turístico. Para o desenvolvimento dessas ações estarão em atuação 75 inspetores sanitários. Além disso, haverá capacitação do comércio informal de alimentos (barraqueiros) que estarão instalados nos polos de animação.

Vigilância Epidemiológica – Durante os dias da folia de Momo, equipes da Vigilância Epidemiológica também estarão a postos para fazer monitoramento e investigação de casos suspeitos de dengue e outros agravos de interesse à saúde pública. Os plantonistas do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) atuarão em possíveis ocorrências de surtos de infecção alimentar ou casos suspeitos de meningite, rubéola e sarampo, entre outras doenças de notificação compulsória.

Prevenção a DST/Aids e hepatites virais – Além disso, serão desenvolvidas ações que visam à prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), Aids e Hepatites Virais. Entre as iniciativas está a realização de 400 testes rápidos por noite para HIV, Hepatite B e C, e Sífilis durante os quatro dias de Carnaval, nos polos do Pátio de São Pedro, Praça do Arsenal e Ibura. Haverá, ainda, distribuição de 800 mil preservativos masculinos e 25 mil femininos, 50 mil gel lubrificantes e 40 mil porta-tudo, bem como serão dadas orientações à população sobre as principais formas de prevenção às DSTs, também nos estandes montados nos polos de Jardim São Paulo, Várzea, Casa Amarela e na Central do Carnaval, no Marco Zero.

Vigilância Ambiental – Durante a folia, o Centro de Vigilância Ambiental (CVA) disponibiliza equipe de plantonistas visando o controle de zoonoses e o atendimento a possíveis emergências em saúde pública. Serão realizadas ações de controle de roedores, escorpiões e vetores (transmissor da Dengue e Filariose) nos polos de animação, feiras livres, mercados públicos, terminal integrado de passageiros e aeroporto. Além disso, será promovido o bloqueio vacinal contra a raiva animal em casos de suspeitos da doença, bem como o monitoramento da qualidade da água para consumo humano em pontos estratégicos.

Saúde no Galo – No desfile do Galo da Madrugada, a Secretaria de Saúde do Recife realiza ação dos Redutores de Danos nos pontos: Forte das Cinco Pontas, Praça Sérgio Loreto, Ponte Duarte Coelho, Ponte Princesa Isabel, Av. Sul, Estação central do Metrô com a distribuição de 80 mil garrafas plásticas de 1L, em parceria com a Polícia Militar. O objetivo é a substituição de garrafas de vidros por recipientes de plásticos.

Central do Carnaval – Este ano, a Central funciona em dois espaços, na Avenida Alfredo Lisboa, às margens do Marco Zero, e na Rua do Observatório. No primeiro, há uma praça de alimentação composta por nove restaurantes, lanchonetes e bares, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL). Também estarão disponíveis ao público caixas eletrônicos, fraldários, espaço infantil, banheiros e o Centro de Atendimento ao Turista, além da sala de imprensa que, dotada de estúdios de rádio e televisão, receberá jornalistas credenciados de todo o Brasil e do mundo.

Já o segundo polo ficará na Rua do Observatório, e funcionará como um ponto de difusão de moda, artesanato e música. Além da Grife do Carnaval, com modelitos exclusivos, será possível encontrar serviços de cabeleireiro e maquiagem, e de customização de roupas, ponto de venda de CDs e DVDs, farmácia e stand de moda e artesanato. As secretarias da Saúde, Direitos Humanos e da Mulher também terão espaços institucionais e será disponibilizado um ponto de coleta seletiva. A Central irá funcionar até o dia 04 de março. Na semana pré-carnavalesca, os horários serão das 16h às 23h, e durante o Carnaval, das 16h Às 0h. O telefone para que a população obtenha mais informações é o 3355-7614.

Receptivo – Até o dia 1° de março, os passageiros que chegarem ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre e ao Terminal Integrado de Passageiros (TIP) serão acolhidos por uma orquestra de frevo, passistas e caboclos de lança, além de um totem com um mural de fotos da cidade. Promotores da Secretaria irão convidar os visitantes a participar de um quiz sobre o Recife e distribuir folders com a programação do Carnaval. No aeroporto, o receptivo acontece das 14h às 22h, até o dia 26; das 10h às 22h, nos dias 27 e 28 de fevereiro; e de 10h às 18h, no dia 1º de março. Já no TIP, o receptivo acontece nos dias 27 e 28 de fevereiro, entre 10h e 14h e entre 15h e 19h, e no dia 1º de março, das 10h às 14h.

Centros de Atendimento ao Turista (CATs) - Nos dias de Folia, os turistas que forem aproveitar o Carnaval da cidade poderão contar com um apoio a mais no que diz respeito às informações turísticas. Isso porque cinco duplas de atendentes bilíngues dos Centros de Informações Turísticas (CATs) da Secretaria de Turismo e Lazer irão circular pelo Centro do Recife durante os dias de Momo, das 18h às 22h. As duplas poderão ser facilmente encontradas porque os atendentes estarão com placas que se destacarão em meio à multidão.

Os turistas poderão também contar com o apoio dos CATs da cidade. São oito espaços que oferecem informações turísticas e materiais de divulgação da cidade – entre serviços essenciais e opções de lazer, situados no Aeroporto, na Praça do Arsenal, no Parque Dona Lindu, no TIP, na Praça de Boa Viagem, no Pátio de São Pedro, no Mercado de São José e no Shopping Rio Mar.

Direitos Humanos – Entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março, na Rua do Observatório, em frente à Torre Malakoff, funciona a Central de Direitos Humanos, informando a população sobre as campanhas de prevenção à violência, contra o trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, racismo e homofobia, e sobre o canal de denúncia, o Disk 100.

Outro posto da Secretaria de Direitos Sociais e Direitos Humanos (SDSDH) será instalado na Avenida Rio Branco, 155, Bairro do Recife (3355-2924/3355-2922), onde estará montada a Central de Acessibilidade, com serviços de intérprete em libras, programação em Braille, ponto de apoio à Pessoa com Deficiência, entre outros. Já os espaços instalados na Rua Alfredo Lisboa, no Bairro do Recife; na Praça Nossa Senhora do Carmo, no bairro de Santo Antônio; e nos polos Ibura e Várzea oferecem atendimento para crianças e adolescentes identificadas em situação de trabalho. Todos os postos funcionam no horário das 16h à 0h.

Imprensa – A Secretaria de Imprensa garante aos veículos de comunicação a estrutura para que os profissionais possam fazer uma bela cobertura do Carnaval do Recife. Para quem não puder curtir os shows no Marco Zero da cidade, a Prefeitura irá transmitir ao vivo com imagens de alta qualidade todos os momentos do principal polo do Carnaval do Recife, através do site www.carnavaldorecife2014.com.

Neste Carnaval, a Gerência Geral de Rádio e TV da Secretaria de Imprensa da Prefeitura do Recife mantém os serviços e aprimora o espaço destinado às emissoras de rádio e TV da Região Metropolitana. Um núcleo com quatro estúdios para rádios comerciais e educativas, um estúdio para as comunitárias e três estúdios para TV, que vão realizar a cobertura do Carnaval do Recife, foram montados na Central do Carnaval do Armazém 12, em frente à Praça do Marco Zero. A estrutura disponibiliza mobiliário, computadores, rede wi-fi e telefones fixos para que os profissionais possam desenvolver seu trabalho.

Este ano, a Gerência, conta com 10 profissionais, entre jornalistas e radialistas, que vão produzir matérias sobre o Carnaval a exemplo do recém criado Polo do Samba, no Pátio do Livramento, dos novos polos infantis, dos Concursos de Agremiações e da agenda do prefeito Geraldo Julio. O conteúdo é disponibilizado via mailling para emissoras comerciais, educativas e comunitárias. Além disso, a equipe oferece suporte para que os veículos de rádio e TV realizem a cobertura jornalística do evento.

Meio Ambiente - Através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade serão realizadas ações educativas junto aos comerciantes credenciados para vender alimentos e bebidas nos polos de folia da cidade. As atividades ocorrerão nas áreas próximas à Praça do Arsenal, Marco Zero, Pátio do Livramento, e nos polos de Chão de Estrelas, Campo Grande, Várzea, Casa Amarela, Nova Descoberta, Jardim São Paulo, Brasília Teimosa, Ibura e Cordeiro. Nas ações, os agentes da Secretaria vão sensibilizar os comerciantes sobre a importância do correto manuseio do lixo e a separação adequada dos materiais recicláveis.

Defesa Civil – A Secretaria Executiva de Defesa Civil do Recife pode ser acionada pela população por meio do telefone 0800 081 3400. A ligação é gratuita e a Central de Atendimento funciona 24h.