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Cultura | 26.02.14 - 16h56

Procon Recife orienta foliões no carnaval

Durante o carnaval, os consumidores precisam ficar ainda mais atentos aos seus direitos, assim como também os fornecedores devem respeitar a legislação. Nesta época, são comuns as queixas de consumidores que reclamam sobre produtos ou serviços. Por conta disso, o Procon Recife, órgão ligado à Secretaria de Assuntos Jurídicos da Prefeitura Recife, relacionou algumas dicas e cuidados que o folião deve ter:
Alimentos e bebidas

- Verifique sempre a validade dos produtos e as condições de higiene do local escolhido para alimentação;

- Certifique-se quanto à procedência para evitar a compra de produtos falsificados ou violados;

- Compare preços.

Bares, Restaurantes

- Guarde os anúncios e propagandas dos eventos, bem como dos recibos e comprovantes de pagamento (caso precise reclamar);

- Lembre-se que é proibida a cobrança de taxa mínima de consumo;

- É proibida a cobrança de taxa pela utilização de mesas e cadeiras, conforme determina a Lei Municipal nº 16.705/2001;

- A taxa de 10% calculada sobre o valor do serviço é opcional, cabe ao consumidor efetuar o pagamento pelos bons serviços prestados, portanto sua cobrança é proibida pela Lei Estadual nº 13.856/2009;

- Todo pagamento em cartão (crédito rotativo ou débito) deverá ter o mesmo valor do pagamento em espécie.

Hotéis e Pousadas

- Guarde os anúncios e propagandas dos eventos, bem como dos recibos e comprovantes de pagamento (caso precise reclamar);

- Na compra virtual, imprima a página e guarde-a para sua segurança;

- Para sua comodidade e segurança, faça as reservas em hotéis e pousadas com antecedência;

- No caso de alugar uma casa para passar o carnaval, fique atento às condições do contrato e exija uma cópia;

- Todo pagamento em cartão (crédito rotativo ou débito) deverá ter o mesmo valor do pagamento em espécie.

Estacionamentos

- Prefira estacionamentos regulares;

- Guarde sempre o comprovante para eventuais queixas.


O Procon Recife também alerta que para qualquer reclamação posterior, o consumidor deverá possuir algum documento que comprove a aquisição do produto ou serviço, por isso é importante exigir a nota fiscal. Denúncias e reclamações podem ser realizadas através do telefone 0800 28 11 311 ou na sede do órgão na Rua Carlos Porto Carreiro, 156, Derby, das 8h às 13h.