NOTÍCIAS

Cultura | 26.02.15 - 06h36

De leitores a autores, alunos da Rede Municipal lançam livros produzidos em sala de aula

Estudantes de mais de 30 escolas municipais deram autógrafos e contaram suas histórias aos outros colegas na tarde desta quarta. (Foto: Inaldo Lins/ PCR)

No começo do ano passado, eram apenas seis crianças que não sabiam ler e escrever. Um ano depois, são seis autores com livros publicados. Essa é a história de sucesso de alguns dos alunos da Escola Municipal Presbítero José Bezerra, localizada na Macaxeira, que é uma das integrantes do projeto Nas Ondas da Leitura, e que participou, nesta quarta-feira (25), junto a outras 35 unidades de ensino, do lançamento de três livros pensados e produzidos pelos próprios estudantes. O evento foi realizado no auditório da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Educadores do Recife Professor Paulo Freire, na Madalena. O Nas Ondas da Leitura atinge os mais de 60 mil alunos atualmente matriculados no Ensino Fundamental da Rede Municipal e tem o objetivo de estimulá-los a trilhar os caminhos da autoria.O projeto faz parte do Programa de Letramento do Recife (Proler), lançado em 2014 pela Secretaria Municipal de Educação.

Representantes de 36 unidades de ensino prestigiaram o lançamento das obras "Histórias e Lendas do Recife”, “Um passado bem presente” e “A Escada até a Lua”. As duas últimas foram escritas por estudantes das Escolas Municipais Engenho do Meio e Presbítero José Bezerra, respectivamente. Já o livro “Histórias e Lendas do Recife” contém 60 pequenos contos escritos por alunos de cerca de 30 unidades de ensino. A obra é uma coletânea de narrativas da tradição oral local passadas através de gerações.

O sucesso do projeto Nas Ondas da Leitura foi pontuado pela coordenadora do Proler, Valéria Marques. "Nós enfrentamos muita resistência e dificuldade no início, mas foi um ano inteiro de muita dedicação. Agora o trabalho está rendendo frutos e é um verdadeiro presente ver a alegria nos olhos de alunos e professores", avalia a coordenadora.

Os resultados também foram sentidos em casa. Tânia Lima, avó de Júlio César, de 10 anos, aluno da Escola Municipal Jardim Mauricéia, localizada na Imbiribeira, contou que o Nas Ondas da Leitura contribuiu muito no desenvolvimento da criatividade e na ampliação do universo de conhecimentos do garoto. "Meu neto sempre foi muito curioso, quer saber de tudo. O que nós podemos fazer, como responsáveis, é estimular para que isso não morra. Mas confesso que eu não esperava que a escola pudesse ajudar tanto nesse aspecto", disse Tânia. Depois da experiência, o menino já tem planos para o futuro. "Hoje eu fui homenageado e agora me sinto inspirado a até, um dia, virar escritor", revelou o estudante.

Nesta quarta, um grupo musical também fez a alegria da garotada cantando músicas infantis tradicionais e transformando em melodia as histórias escritas pelas crianças. Na ocasião, alunos e professores dividiram suas experiências com o projeto. Para Natalie Sena, uma das docentes responsáveis pelas produções, a sensação é de missão cumprida. “Comecei trabalhando com meninos que não sabiam ler ou escrever e, quando vimos, eles já haviam produzido um livro inteiro. Foi um trabalho bastante intenso, mas que, no final, deu muito resultado. Os alunos realmente superaram as expectativas”, comemora. A docente foi orientadora do livro "A Escada até a Lua", que recebeu o segundo lugar do prêmio Ciência Jovem de 2014, promovido pelo Espaço Ciência de Pernambuco.

O Nas Ondas da Leitura é realizado em parceria com o Instituto Meta de Educação, Pesquisa e Formação de Recursos Humanos (IMPEH) e oferece todo o aporte pedagógico de estímulo à leitura e à produção de textos. No início de cada ano letivo, os estudantes recebem nove livros paradidáticos para serem estudados e trabalhados em sala de aula, um a cada mês. Depois da leitura, os alunos têm a oportunidade de contar e recontar as histórias, para que comecem a trilhar os caminhos da autoria. Já o Proler tem o objetivo de ver os alunos alfabetizados aos seis anos de idade – dois anos a menos do que o preconizado pelo Ministério da Educação (MEC). Para isso, as crianças passam a ter contato com a leitura a partir dos quatro anos.

LANÇAMENTO – Na próxima terça-feira (03), serão entregues os novos kits do projeto Nas Ondas da Leitura para o ano letivo de 2015. Todos os estudantes do Ensino Fundamental receberão uma mochila e nove livros paradidáticos. Uma das novidades deste ano é a ampliação da iniciativa também para as turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que a partir de março também vão ser estimuladas a se aventurar no universo da autoria.