NOTÍCIAS

Esportes | 26.02.15 - 21h12

PCR recebe sinalização positiva do ministro do Esporte para liberação da verba de reforma do Geraldão

Prefeito se reuniu nesta quinta com o ministro George Hilton, que garantiu prioridade para a continuidade das intervenções no ginásio. (Foto: Roque Sá)



O prefeito Geraldo Julio recebeu do ministro do Esporte, George Hilton, sinalização positiva para a liberação de recursos para a continuidade das obras de modernização e reforma do Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, o Geraldão, na Imbiribeira. A indicação aconteceu durante encontro dos dois, na tarde desta quinta-feira (26), em Brasília.

O investimento inclui intervenções no ginásio em si, na área externa e no parque aquático. Já foram executados 42% dos trabalhos, o que equivale a R$ 19,2 milhões. O investimento total da obra é de R$ 45,7 milhões.

Na reunião, em que participaram também o secretário de Esportes do Recife, George Braga, e o secretário do Gabinete de Projetos Especiais do Recife, João Guilherme Ferraz, o ministro afirmou que existe um grande interesse do governo federal na reforma do Geraldão. "Entendemos que o Geraldão é hoje um símbolo do esporte no Recife e nós, juntamente com a Prefeitura do Recife, vamos empreender todo o esforço necessário para esta obra ser entregue brevemente ao povo do Recife", destacou George Hilton.

O prefeito classificou o encontro como positivo e destacou a tradição esportiva do Recife. "Recebemos aqui um a sinalização positiva, isso é muito importante para nós. Esta é uma obra que já está em andamento, já está com 42% realizada, e o ministro sinalizou positivamente com esta prioridade. Este será um marco importante para o Recife, e não só para a nossa cidade, mas para o país. Fica a expectativa agora de nós, nesse esforço conjunto, concluirmos e entregarmos essa obra o mais rápido possível para o cidadão recifense", afirmou Geraldo Julio.

Com a intervenção, o Geraldão passará a ser uma moderna arena para eventos esportivos e shows. O projeto inclui recuperação estrutural, acessibilidade, climatização e adequação da quadra poliesportiva aos padrões internacionais. O Ginásio ganhará alojamentos para 160 pessoas, oito camarotes, tribuna de honra, sala de imprensa e restaurante para 100 pessoas. Serão colocados, também, um placar eletrônico com quatro faces e uma nova coberta.

A capacidade do ginásio passará a ser de 10 mil pessoas, todas instaladas em cadeiras com conforto e segurança. O parque aquático terá melhorias, com construção de uma piscina semiolímpica de 25 metros e recuperação da piscina existente. A coberta possibilitará, entre outros benefícios, seu uso como equipamento cênico, além da implantação do placar. O Geraldão ganhará rampas laterais para melhorar o acesso e estacionamento para 750 veículos

História - Inaugurado em 1970, o Geraldão tem lugar cativo na memória dos recifenses, tendo abrigado eventos históricos como jogo da Seleção Brasileira de Vôlei, nos anos 80, uma etapa da Liga Mundial de Vôlei e as apresentações do Holiday On Ice e dos Globetrotters, além de inúmeros shows de artistas nacionais e internacionais, incluindo Faith No More, A-HA e o tecladista do Yes, Rick Wakeman.

O Geraldão faz parte de um acervo de equipamentos esportivos projetados pelo arquiteto Ícaro de Castro Melo, que inclui também os ginásios Nilson Nelson, em Brasília; Paulo Sarasate, em Fortaleza; e do Ibirapuera, em São Paulo. A solução acústica aplicada na época da construção já era moderna, possibilitando a realização dos grandes shows.