NOTÍCIAS

Turismo | 26.02.16 - 10h58

Recife Antigo de Coração está de volta, neste domingo (28)

img_alt

Além das diversas atividades esportivas, culturais e de lazer, o evento reforça a celebração do Dia Mundial das Doenças Raras, celebrado em mais de 60 países. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ PCR)

 

O Recife Antigo de Coração está de volta ao bairro mais antigo da cidade, com uma programação que promete tirar todo mundo de casa, sempre no último domingo de cada mês. Para marcar o retorno deste projeto que já faz parte do calendário de todo recifense, neste domingo (28), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, traz uma programação pra lá de divertida, com bastante atividade esportiva, cultura e conteúdo informativo para melhoria da qualidade de vida e bem estar. Sempre abordando diferentes temáticas, o projeto deste mês faz referência ao Dia Mundial das Doenças Raras, celebrado em mais de 60 países neste dia 29 de fevereiro.

Um estande com diversos informativos envolvendo doenças raras estará montado na Avenida Rio Branco, das 8h às 18h. O espaço será dedicado à promoção de debates e discussão sobre essas doenças e a convivência tanto no ambiente familiar quanto na sociedade. Ainda dentro da temática das doenças raras, a Aliança das Mães e Famílias Raras (AMAR) realizará uma apresentação de dança no Marco Zero, às 9h.

A Ferinha do Bem também será dedicada às entidades voltadas para as doenças raras como a AMAR, Grupo Periferia e Cidadania, Instituto Baresi, Grupo Sarah Vem pra Pernambuco, Livremente e outros. Quem quiser ajudar pode levar materiais de higiene, limpeza, alimentos e roupas para o espaço de arrecadação montado na Avenida Rio Branco, das 8h às 18h.

Recheada de atividade, durante todo o dia, a Avenida Rio Branco será espaço ainda para uma ação voltada para a qualidade de vida, com aferição de pressão arterial e outros testes, e espaço para enfrentamento ao mosquito aedes aegypti.

Quem gosta de circo vai poder se encantar com a apresentação da Trupe Circus, da Escola Pernambucana de Circo, que se apresenta às 17h na Avenida Rio Branco.

Os fanáticos por automóveis poderão se encantar com a exposição montada na Avenida Rio Branco. Carros antigos de diversos modelos estarão expostos das 14h às 18h. Neste domingo também vai ter o funcionamento do Carro Elétrico, uma ação do PortoLeve. Estarão disponíveis no bairro três carros que funcionam por bateria.

No Marco Zero, principal cenário para as apresentações culturais, Adriana B comanda o Show do Bem, ação social para promover instituições sem fins lucrativos, das 10h às 12h. A partir das 14h começa o Clube do Samba, comandado por Karyna Spinelli. O forró entra em cena às 17h, com Pecinho Amorim. Já na Praça do Arsenal, o Dançando na Rua está garantido das 15h às 20h.


Trazendo os mais variados ritmos de dança, o projeto Dançando na Rua acontece na Praça do Arsenal, das 15h às 20h.

O espaço dedicado às crianças será na Avenida Marquês de Olinda. Das 8h às 18h vai ter recreação com atividades lúdicas para estimular o raciocínio lógico, exposição de álbum de figurinhas e futebol de botão.

Para quem quiser praticar atividade física, o lugar certo é o polo esportivo. Vai ter vôlei, futebol, handebol, parkour, basquete e badminton, na Marquês de Olinda; slackline, na Rua Dona Maria César; aluguel de bike, na Rua do Bom Jesus; e, na Avenida Alfredo Lisboa, patinação.


RECIFE RECEBE

Cidade que é Patrimônio Mundial da Humanidade, título concedido pela UNESCO em 1982, Olinda é a grande convidada para o projeto Recife Recebe deste mês. O espaço montado na Avenida Rio Branco, das 8h às 18h, será dedicado para mostrar os principais atrativos turísticos da cidade, além de mostra e comercialização do artesanato local.


MUSEUS NO RECIFE ANTIGO

O Centro Escola Mangue, associação sem fins lucrativos, será divulgado dentro do espaço Museus no Recife Antigo. O estande será na Avenida Rio Branco, das 8h às 18h, e vai divulgar a missão pedagógica e cultural da entidade.


Confira a programação completa:

Polo Cultural, artístico e de lazer
Ação de Qualidade de vida - Avenida Rio Branco, das 7h às 16h;
Enfrentamento ao mosquito aedes aegypti - Avenida Rio Branco, das 8h às 16h;
Ação Mundial das Doenças Raras - Avenida Rio branco, das 8h às 18h;
Feirinha do bem - Avenida Rio Branco, das 8h às 18h;
Recife Recebe Olinda - Avenida Rio Branco, das 8h às 18h;
Museus no Recife Antigo - Avenida Rio Branco, das 8h às 18h;
Carro Elétrico - Avenida Rio Branco, das 9h30 às 17h;
Carros Antigos - Avenida Rio Branco, das 14h às 18h;
CAT Móvel - Avenida Rio Branco, das 8h às 18h;
Circo no Recife Antigo - Avenida Rio Branco, às 17h;
Ação AMAR - Palco Marco Zero, das 9h às 10h;
Show do Bem - Palco Marco Zero, das 10h às 12h;
Clube do Samba - Palco Marco Zero, das 14h às 16h30;
Pecinho Amorim - Palco do Marco Zero, das 17h às 18h;

Dançando na Rua - Praça do Arsenal, das 15h às 20h;

Polo Infantil

Brincando na Rua - Avenida Marquês de Olinda, das 8h às 18h;
Futebol de Botão - Avenida Marquês de Olinda, das 8h às 18h;
Exposição de Figurinhas - Avenida Marquês de Olinda, das 8h às 18h;

Polo Esportivo
Aluguel de Bike - Rua do Bom Jesus, das 8h às 17h;
Futebol - Avenida Marquês de Olinda, das 8h às 17h;
Vôlei - Avenida Marquês de Olinda, das 8h às 17h;
Parkour - Avenida Marquês de Olinda, das 8h às 17h;
Basquete de Rua - Avenida Marquês de Olinda, das 8h às 17h;
Badminton - Avenida Marquês de Olinda, das 8h às 17h;
Handebol - Avenida Marquês de Olinda, das 8h às 17h;
Slackline - Rua Dona Maria César, das 8h às 17h;
Patinação - Avenida Alfredo Lisboa, das 14h às 18h;