NOTÍCIAS

Infraestrutura | 26.02.21 - 09h35

BALANÇO CHUVAS 26/02/2021

A Prefeitura do Recife mobilizou na madrugada e manhã desta sexta-feira (26), dentro dos serviços da Ação Inverno 2021, várias secretarias e órgãos para minimizar os impactos causados pela chuva. Desde a meia-noite até às 9h, choveu na capital pernambucana, em média, cerca de 71,39 mm, o que equivale a quase 15 dias do mês de fevereiro, que possui uma média histórica de 144,20 mm de precipitação. Devido ao pico da maré de 2,3 metros, registrado às 3h23, algumas vias da cidade amanheceram com acúmulo de águas. 

A Defesa Civil do Recife informa que foram registradas apenas ocorrências leves na madrugada e início da manhã, sendo sete solicitações de vistorias e 21 pedidos de colocação de lonas plásticas. As equipes estão de prontidão para atender os chamados, que devem ser feitos pelo 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o atendimento 24h por dia. A Prefeitura do Recife está investindo mais de R$ 96 milhões na Ação Inverno 2021, incluindo ações de defesa civil, obras de contenção de encostas, eliminação de pontos de acúmulo de águas e limpeza de canais, entre outras.

Equipes formadas por 150 agentes e 165 orientadores de trânsito da CTTU trabalham em áreas que foram afetadas pelas chuvas. Além disso, equipes técnicas trabalham com o intuito de realizar os ajustes necessários na rede semafórica da cidade. Da 0h às 8h desta sexta-feira (26), foi registrado um acidente de trânsito sem vítima fatal. No período, a CTTU registrou ocorrências em 32 semáforos, dos quais cinco já foram atendidos. As equipes técnicas já estão em deslocamento para normalizar todo o sistema. A Central de Operações de Trânsito (COT) da CTTU, que funciona 24 horas por dia, também realiza o trabalho de monitoramento das vias, identificando os pontos mais críticos, através de 162 câmeras de videomonitoramento.

Já a Emlurb registrou neste intervalo quatro ocorrências de queda parcial ou total de árvores na cidade. Todas as ocorrências já foram atendidas e concluídas. Nas ruas Industrial José Paulo Alimonda, em San Martin, Escritor Álvaro Lins, em Afogados, e Correa de Araújo, nas Graças, foram árvores em área externa, e a remoção da Rua Barão de Souza Leão, em Boa Viagem, ocorreu por causa da queda parcial da área interna do Colégio Santos Dumont para a calçada.