Feira de Serviços de Saúde atende os moradores da comunidade João de Barros
![0327---FEIRA-SAUDE--006-is](/wp-content/uploads/0327-FEIRA-SAUDE-006-is-334x264.jpg)
Quem esteve no local aproveitou para cuidar da pressão arterial, da saúde bucal, além de assistir a várias palestras
Por Tádzio Estevam
Durante a manhã desta segunda-feira (26), os moradores da comunidade João de Barros, em Santo Amaro, receberam vários serviços de saúde com um direcionamento maior para o público feminino. As atividades aconteceram no espaço cultural da comunidade e contou com a participação expressiva dos moradores.
O público compareceu em peso para aproveitar os serviços gratuitos oferecidos pela Secretaria de Saúde do Município. Quem esteve no local aproveitou para cuidar da pressão arterial, da saúde bucal, assistiu a várias palestras sobre prevenção do câncer do colo do útero e da mama, além do planejamento familiar e para saber se tem ou não hanseníase ou tuberculose. Ao todo, dez Agentes Comunitários de Saúde estiveram durante toda a manhã no local prestando a assistência aos moradores.
Dona Maria do Carmo Monteiro, de 65 anos, ficou muito satisfeita com a iniciativa. “É muito bom cuidar da saúde. Aqui estou tendo a oportunidade de aferir minha pressão, medir minha glicose, já peguei preservativo para os meus filhos e ainda estou levando creme dental e escova de dentes. Estou muito satisfeita”, disse.
Além da D. Maria, outras pessoas também ficaram satisfeitas. Foi o caso de Gecilene Vicente, de 25 anos. Ela foi levada à feira com o objetivo de fazer os exames preventivos para evitar o câncer de colo do útero. “A gente tem que cuidar da saúde né?. E fazer isso de graça é bem melhor”, alegou. Os usuários como Gecilene, que vão precisar fazer os exames, serão encaminhados para a Policlínica Waldemar de Oliveira, em Santo Amaro.
Para a enfermeira Maria Barbosa Ferreira, uma das responsáveis pelo evento e profissional do território, o objetivo da ação foi focar os serviços da Atenção Básica do Município. “Esta foi a primeira feira que realizamos aqui. Precisamos identificar com mais rapidez os usuários que necessitam dos nossos serviços, a exemplo da busca ativa que estamos realizando para identificar os casos de tuberculose e hanseníase na comunidade. Por isso, vamos realizar mais vezes esse evento e em outros locais próximos a este”, concluiu.