NOTÍCIAS

Cultura | 26.03.12 - 13h48

Rejane Pereira participa, em Santos (SP), do encerramento do Projeto da 100CITTÀ

No Recife, a atividade foi realizada de agosto de 2011 a janeiro deste ano e contemplou 150 mulheres das seis RPAs com o Curso de Bijuteria

A secretária Especial da Mulher da Prefeitura do Recife, Rejane Pereira, participa do encerramento do projeto A Produção do Trabalho da Mulher e o Enfrentamento da Violência, que acontece entre esta segunda (26) e quarta-feira (28), no Hotel Mércure, em Santos (SP). A atividade integra o Programa 100CITTÀ (100 Cidades): Itália-Brasil-América Latina, e, no Recife, foi executada pela pasta Especial da Mulher, de agosto de 2011 a janeiro deste ano.

O resultado da experiência no Recife, da qual 150 mulheres residentes nas seis Regiões Político-Administrativas (RPA's) foram contempladas com o Curso de Bijuteria, será apresentado por Rejane Pereira, para uma platéia de gestores e gestoras das cidades que integram o Programa 100 CITTÀ. Na ocasião, a secretária da Mulher destacará a importância do projeto na vida e para a formação política das participantes. "Foi um estímulo para que elas se organizem em grupos de produção e pequenas cooperativas. Com o trabalho, as mulheres poderão romper o ciclo de violência e da dependência financeira dos seus agressores”, disse a titular da pasta.

Orçado em R$ 120 mil, o projeto A produção do Trabalho das Mulheres e o Enfrentamento da Violência foi financiado pela União Européia, por meio do Programa 100 CITTÀ. No Recife, as mulheres beneficiadas são as que se encontram em situação de violência doméstica e sexista que são atendidas no Centro de Referência Clarice Lispector, e que já desenvolvem atividades manuais na área de bijuteria.

O projeto 100 CITTÀ tem por objetivo a troca de experiências entre 100 cidades italianas, brasileiras e de outros países da América Latina para integrar uma rede de cooperação que visa financiar a criação e execução de vários projetos focados nas temáticas da Infância e Juventude, Direitos das Mulheres, Política de Habitação, Transportes Urbanos, Saneamento Básico e Lixo.