NOTÍCIAS

Cultura | 26.03.14 - 16h27

Catadoras recebem certificado de conclusão do curso de gestão de resíduos sólidos

[caption id="attachment_44803" align="alignleft" width="680"] As alunas terão acompanhamento da Secretaria da Mulher do Recife e foram incentivadas a formarem cooperativas para atuar no galpão da Emlurb. (Foto: Irandir Souza/ PCR)[/caption]

Cinquenta catadoras de material reciclável receberam o certificado de conclusão do curso de formação em gestão de resíduos sólidos, nesta quarta-feira (26), no Centro Comunitário Salesiano. O evento foi promovido pela Secretaria da Mulher do Recife e faz parte do programa Mulher, Trabalho e Renda que visa empoderar as mulheres para o mundo do trabalho. A ação teve parceria da Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlurb) e foi executada pela Federação de Órgãos para a Assistência Social e Educacional (Fase).

Estiveram presentes na solenidade, a secretária da mulher, Sílvia Cordeiro, a vereadora do Recife, Isabella de Roldão (PDT), a diretora da policlínica Salomão Kelner, Mônica Cardoso, o coordenador da Fase, Adelmo Araújo e a gerente socioambiental da Emlurb, Jane Cristina. Sílvia entregou o certificado para Maria Helena da Silva, a aluna que representou as participantes do turno da manhã. Já o do turno da tarde foi entregue por Isabella de Roldão a aluna Flaviana de Andrade Mariano.

“Através desse curso, com toda certeza, estamos mais estimuladas a lutar em busca de nossos objetivos. E esses objetivos, agora, não existem mais barreiras”, afirmou Maria Helena, em sua fala. Já Flaviana agradeceu a oportunidade e ressaltou que compreender seus direitos foi o mais importante da formação. “Talvez vocês não saibam, mas este curso mudou completamente as nossas vidas, nos mostrou que o fato de sermos catadoras não nos torna piores que ninguém, nos ensinou que apesar de sermos consideradas fracas como mulheres, não devemos baixar a cabeça”, disse.

A vereadora Isabella de Roldão, em seu discurso, cumprimentou as catadoras e ainda as parabenizou pelo aprendizado.Sílvia, por sua vez, ressaltou que o grande aprendizado do curso é o conhecimento acerca dos direitos. “O grande mote da formação é a cidadania: como eu sou, quem eu sou, como é a minha cidade, como eu posso reivindicar a creche próxima de onde moro. Essas questões são muito importantes e só partindo do conhecimento é que vamos com mais força em busca da autonomia financeira”, finalizou.

A cerimônia teve fim com uma análise em grupo da formação. As alunas terão acompanhamento da Secretaria da Mulher do Recife e foram incentivadas a formarem cooperativas para atuar no galpão da Emlurb que está sendo construído no bairro do Arruda. No dia 3 de abril, a gerência de saúde da mulher, da Secretaria da Saúde do Recife, irá realizar uma semana de atendimento integral com as participantes e seus filhos menores de 18 anos, na policlínica Salomão Kelner, no bairro de Água Fria.