NOTÍCIAS

Administração | 26.03.15 - 16h58

Ministério da Previdência Social realiza reunião para apresentar etapas do Proprev

Prefeitura do Recife participará do programa que promoverá um censo previdenciário com os servidores neste ano. (Foto: Cortesia)

Na última semana, a Autarquia Municipal de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores do Recife (Reciprev e Saúde Recife), participou de mais uma etapa do processo de realização do censo previdenciário. O evento, que aconteceu no auditório do 9ª andar do edifício-sede do Banco do Brasil, foi promovido pelo Ministério da Previdência Social (MPS), por meio do Programa de Apoio à Modernização de Gestão do Sistema de Previdência Social (Proprev 2). Além de apresentar como o censo previdenciário será realizado, o encontro teve o objetivo de promover o primeiro contato dos estados e municípios participantes com o (Siprev), software que balizará o trabalho.

Durante o evento foram apresentados pelo gerente de projetos do MPS, Hélio Carneiro Fernandes, as três empresas que venceram a licitação de execução do programa e as etapas de implantação do mesmo. Os recursos para a realização do censo previdenciário são oriundos do Ministério e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O Proprev 2 tem orçamento de R$ 14 milhões para atender os 49 estados e municípios escolhidos para o processo de modernização.

No Brasil, existem cerca de 2500 locais que possuem uma Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). A Reciprev está entre os 49 entes federativos com RPPS escolhidos pelo Ministério para fazer parte do projeto. Além da autarquia do Recife, estavam presentes também o RPPS do Rio Grande do Norte (RN), e das cidades de Escada (PE); Cabo de Santo Agostinho(PE); Cabedelo (PB); Mossoró (CE); Viçosa do Ceará (CE); e Caxias (MA).

De acordo com o diretor presidente da Reciprev, Manoel Carneiro, a atualização da base de dados possibilitará um melhor cálculo atuarial por parte da Prefeitura do Recife. “O projeto vai proporcionar que nossa avaliação anual esteja realmente ajustada, garantindo o pagamento das futuras aposentadorias dos servidores ligados ao Fundo Previdenciário Reciprev. Sem dúvida será um grande avanço para a Prefeitura na questão de controle e segurança dos dados cadastrais dos funcionários”.

Com a finalização do censo, os dados poderão ser cruzados com outros órgãos do Governo Federal para evitar crimes praticados por servidores públicos, como reforçou Hélio Fernandes. “Com a finalização do censo podemos utilizar os dados para abastecer as informações do Cadastro Nacional de Informação Social (CNIS) e através dessa medida confrontar com outras bases do Governo Federal, como a Receita Federal. Evitaremos assim o acúmulos de cargos e outras fraudes”, explicou.