NOTÍCIAS

Cultura | 26.04.12 - 09h32

Administradores escolares têm formação sobre prevenção de acidentes

[caption id="attachment_17155" align="alignleft" width="334" caption="Administradores escolares participaram de formação sobre prevenção de acidentes. Foto: Lú Streithrost"][/caption]

Durante três dias, 571 profissionais se qualificam para multiplicar o aprendizado nas escolas

Por Marcos da Silva

Cerca de 60 gestores, vice-gestores e coordenadores das escolas municipais do Recife participaram, na tarde desta quarta-feira (25), de mais uma Formação Continuada, no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena. Desta vez, o tema escolhido foi o “Plano de Evacuação e a Análise de Riscos no Ambiente Escolar”, ministrado por uma equipe do Corpo de Bombeiros de Pernambuco. A iniciativa partiu do Comitê de Gestão Democrática da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer.

Trabalhamos com os gestores sobre o que fazer para sair com segurança e de forma organizada das unidades de ensino e como proceder em caso de acidentes como choque elétrico, engasgo, quedas, hemorragias ou parada cardiorrespiratória. A ideia é que eles sejam multiplicadores das informações recebidas, minimizando os riscos até a chegada da equipe especializada”, destaca um dos palestrantes, o tenente Werben Monteiro.

Durante toda a tarde, os administradores escolares tiveram esclarecimentos através de palestras, vídeos e aulas práticas sobre incêndio por meio de gás liquefeito de petróleo (GLP) - o popular gás de cozinha - e a gasolina. Souberam da importância de ventilar locais com vazamento de GLP, de não ligar ou desligar interruptores e aparelhos eletroeletrônicos se suspeitarem de vazamento de GLP nos ambientes.

Lido com muitas crianças na escola. Hoje consegui vencer o medo que tenho de vazamento de gás e participei de uma aula prática sobre a prevenção de incêndios”, disse a dirigente da Escola Professora Elizabete Sales, Wilma Gouveia, de 52 anos. “Levamos estas informações, não só para as escolas, mas para o dia a dia da gente”, comenta Rosália Reis, de 30 anos, gestora da Escola Pedrinho, de Nova Descoberta.

Um dos pontos discutidos na palestra sobre o “Plano de Evacuação e a Análise de Riscos” foram os tipos de hemorragia: a arterial e a venosa. Em casos graves, o voluntário tem cinco minutos para agir. Nestas situações a simples pressão de um tecido limpo sobre o local de onde sai o sangue de coloração clara; a confecção de um torniquete, com tecido e madeira ou caneta; manter a vítima com as pernas para cima, priorizando os órgãos vitais como o coração e o pulmão, podem fazer a diferença entre a vida e a morte do paciente.
Um indicativo de parada cardiorrespiratória é a falta de movimento no músculo cardíaco. A massagem do peito com as mãos no ângulo de 90 graus, dois dedos abaixo da linha dos mamilos, na junção das duas costelas, é a ação ideal”, ensinou o sargento Wellington Munguba, do Corpo de Bombeiros. Nesta quinta-feira (26), a palestra “Plano de Evacuação e a Análise de Riscos no Ambiente Escolar” continua para gestores, vice-gestores e coordenadores escolares das Regiões Político-adminitrativas (RPAs) 2 e 5.

Formação - A qualificação contínua de toda a equipe pedagógica das escolas municipais faz parte do cotidiano das ações da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel), da Prefeitura do Recife e está incluída no calendário do Ano Letivo 2012, intitulado “Luiz Gonzaga – Do Mangue ao Sertão, Homenagem aos 100 anos do Rei do Baião”.

Serviço:
“Plano de Evacuação e a Análise de Riscos no Ambiente Escolar”
Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire
Rua Real da Torre, 299, Madalena
Nesta quinta, 26, das 8h às 12h e das 14h às 18h
Público alvo: Gestores, vice-gestores e coordenadores escolares das RPAs 2 e 5