NOTÍCIAS

| 26.04.12 - 12h41

Animação garantiu a festa de 10 anos da Academia da Cidade do Parque da Jaqueira

Evento contou com os passistas da Escola de Frevo, redutores de danos e uma banda que garantiu a alegria do evento

Por Tádzio Estevam

Foi muito animada a festa de comemoração de dez anos do polo da Academia da Cidade do Parque da Jaqueira ocorrida na noite da quarta-feira (25). Num dos polos mais tradicionais do programa, dezenas de pessoas, entre alunos e curiosos, prestigiaram a data que contou até com o corte do bolo em homenagem à primeira década de atividades físicas no local.

A coordenadora geral do programa, Geanine Barros, ressaltou a importância do polo para a população. “Este polo nasceu junto ao programa. E há uma década vem trazendo resultados muito positivos para a população. Percebemos o quanto a saúde do Recife avançou, uma vez que os polos transpassaram a barreira da promoção de atividade física para serem indutores de promoção de saúde formando um elo com a rede municipal de saúde”, disse.

Para o aposentado Josias de Oliveira Pinto, 79 anos, a chegada do programa no Parque da Jaqueira proporcionou uma significativa mudança de vida. “Frequento este parque desde sua inauguração. Com a vinda do Academia da Cidade, dez anos atrás, minha saúde, que já era boa ficou ainda melhor”, comentou o mais antigo usuário do polo.

Durante a programação que começou às 19h, o público aproveitou a apresentação dos passistas da Escola de Frevo, dos atores do Consultório de Rua que falaram sobre redução de danos de álcool e outras drogas e também da banda Cone e Felipe.

O polo da Jaqueira foi um dos primeiros a serem implantados pelo programa que existe no Recife desde 2002. No local aproximadamente 150 pessoas utilizam o espaço, diariamente, para realizar atividades de promoção à saúde, com ênfase na atividade física, lazer e alimentação saudável.

Academia da Cidade - O programa, que visa à melhoria da qualidade de vida da população recifense, tem o objetivo de potencializar os espaços públicos de lazer requalificados e equipamentos de saúde para promover a prática de atividade física e incentivar a adoção de hábitos alimentares saudáveis.

Atualmente com 30 polos implantados, o Programa congrega 106 educadores físicos e 28 estagiários. Além disso, desenvolve trabalhos nos Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), como também em unidades de saúde, associações de moradores e outros equipamentos sociais identificados na comunidade.

O Academia da Cidade contribui para a população com aulas de ginástica e dança; Práticas corporais para todos os ciclos da vida (ginastica, jogos, dança, esporte, lutas e outros); Rodas de diálogos relacionadas a temas sociais e de saúde; Atendimento mensal a mais de 30 mil usuários; Festivais, serestas, jogos e passeios temáticos; Prescrição de exercícios e orientação nutricional a hipertensos, diabéticos, obesos e cardiopatas; Corrida e caminhada dos usuários do Programa; Bloco Carnavalesco do Programa; São João do Programa; Dia mundial da promoção da qualidade de vida; Seminário de Integração Usuários, Profissionais e Gestores; Estímulo à participação dos usuários em reuniões, fóruns, seminários promovidos pelo Programa, conferências, instância de controles sociais e diversos setores internos e externos à Secretaria de Saúde; Organização de práticas corporais e de lazer voltadas aos usuários da rede de saúde.