NOTÍCIAS

Cultura | 26.04.12 - 15h37

CMEI Estrela do Amanhã promove oficina de reciclados para mães

A aula foi ministrada pelo grupo Verde Vivo - Artesanato Ecológico, formado por mulheres

Por Edgar Lima

[caption id="attachment_17215" align="alignleft" width="334" caption="O Centro Municipal de Educação Infantil Estrela do Amanhã realizou uma oficina com materiais reciclados voltada às mães e responsáveis por crianças estudantes da unidade escolar. Foto: Ivanildo Francisco"][/caption]

Na manhã de ontem (25) o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Estrela do Amanhã, no Bairro da Imbiribeira, realizou uma oficina com materiais reciclados voltada às mães e responsáveis por crianças estudantes da unidade escolar. A oficina foi ministrada pelo grupo Verde Vivo - Artesanato Ecológico, formado por mulheres.

As mães aprederam a confeccionar artigos como pulseiras, bolsas; decorar recipientes de requeijão; além de criar sacolas para presente a partir de caixas de leite ou sucos. “Hoje nós estamos proporcionando às mães e responsáveis pelos estudantes do CMEI uma oficina de artesanato voltada para a questão da sustentabilidade, temática adotada no Projeto Pedagógico do Ano Letivo 2012 na Rede Municipal de Ensino. É uma forma, também, de homenagear as mães, já que no mês que vem comemoramos o dia delas”, relatou a gestora do Estrela do Amanhã, Marizelia Alves.

O artesanato ecológico é a utilização de qualquer produto confeccionado a partir de outro, que foi usado, transformando objetos materiais como papel, alumínio, plástico e vidro, em novos produtos. “Nosso objetivo é conscientizar as pessoas de que o artesanato ecológico é uma atitude responsável que contribui para o desenvolvimento sustentável do Planeta, ao reduzir, reutilizar e reciclar objetos”, ressaltou Ana Fernandes, do grupo Verde Vivo.

O CMEI Estrela do Amanhã é localizado próximo ao mangue e, de acordo com a diretora da unidade, “trabalhar a questão da reciclagem e sustentabilidade  é de suma importância para melhorar as condições sociais e  culturais da comunidade”.

Avó do aluno Ryan Gouveia Justino, de 1 ano e 8 meses, Risoleide Rosa, 51 anos, achou a oficina muito importante para a comunidade, “pois temos mães que ficam em casa e isso pode ajudar a gerar renda e proteger o meio ambiente”.

A unidade educacional Estrela do Amanhã foi inaugurada em 2008, atendendo à demanda da comunidade. Em 2011 foi totalmente requalificada pela Prefeitura do Recife, recebendo serviços de ampliação do pátio interno e construção de mais salas de aula. Atualmente o CMEI atende a cerca de 100 estudantes de 1 a 5 anos, com capacidade, também, para atender crianças de berçário.

Endereço:

Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Estrela da Manhã, situado à Rua Dancing Days, s/n, no Bairro da Imbiribeira.