NOTÍCIAS

| 26.04.12 - 18h07

Estudantes municipais terão aula-concerto no Teatro de Santa Isabel

O evento com a OSR será apresentado para 400 alunos do Programa Bolsa Escola Municipal

Por Edgar Lima

Nesta sexta-feira (27), às 10h30, a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel) do Recife levará ao Teatro de Santa Isabel mais 400 alunos beneficiados pelo Programa Bolsa Escola Municipal para assistir a mais uma aula-concerto, ministrada por Antônio Silva, um dos integrantes da Orquestra Sinfônica do Recife (OSR).

A aula, com a participação da OSR, tem o objetivo de ampliar o acesso dos estudantes beneficiários do Programa Bolsa Escola Municipal aos meios culturais, aumentando as perspectivas escolares para além da sala de aula. Nessa atividade eles vão aprender quais os instrumentos que formam uma orquestra, as funções de cada grupo ou família musical, e a diferença entre uma sinfônica e uma filarmônica.

“Essa é mais uma parceria do Bolsa Escola Municipal com a Secretaria de Cultura e a Orquestra Sinfônica do Recife,  possibilitando aos educandos o acesso a cultura através de uma aula-concerto de maneira bem didática, direcionando assim, as crianças e adolescentes ao habito musical erudito”, ressaltou a  gerente de Apoio Social à Educação, Tereza Sato.

Os 400 alunos, beneficiários pelo Programa Bolsa Escola Municipal, estudam nas seguintes unidades: Dr. Ebenézer Gueiros, da Iputinga; Ibura de Baixo, do Ibura; Luiz Vaz de Camões, do Ipsep; Professor Potiguar Matos, de San Martin; Miguel Arraes, na Estância; Compositor Capiba, do Torreão; João Pessoa Guerra, na Várzea; Abílio Gomes, de Boa Viagem; Paulo VI, Linha do Tiro e Professsora Almerinda Umbelino de Barros, do Vasco da Gama.

Bolsa Escola Municipal – Não é só um Programa de transferência de renda, mas também de inclusão social.  Criado pela Prefeitura do Recife, em 1997, para atender às famílias de baixo poder aquisitivo, o Programa Bolsa Escola Municipal tem o objetivo de proporcionar melhorias na qualidade de vida das pessoas e contribuir para a permanência das crianças e adolescentes na escola. O mesmo ainda oferece aos beneficiários palestras sobre os critérios para a permanência no Programa; eventos culturais para as famílias inscritas; encaminhamento para tratamento de casos de dependência de álcool e drogas ilícitas; prestação de socorro a crianças vítimas de violência, com o auxílio do Programa Escola Que Protege e estimula o ingresso das mães em cursos de formação profissional e no Programa Brasil Alfabetizado.