NOTÍCIAS

| 26.04.12 - 11h03

Recebido com festa, prefeito João da Costa inaugura 30ª Academia da Cidade

[caption id="attachment_17162" align="alignleft" width="334" caption="O prefeito ficou bastante satisfeito com a receptividade do público. Foto: Fernando Silva"][/caption]

Polo do exitoso programa municipal funciona em Cafesópolis, comunidade na Imbiribeira

A inauguração do mais novo polo da Academia da Cidade, na Imbiribeira, mobilizou a localidade de Cafesópolis, onde o núcleo foi instalado. Na noite desta quarta-feira (25), a população fez questão de ocupar o mais recente equipamento público da cidade para receber o prefeito do Recife, João da Costa. O evento também foi prestigiado por gestores, técnicos municipais e por vereadores como Aerto Luna.

Com direito a show pirotécnico e bem no clima festivo, a banda de frevo Super Pop agitou crianças e adultos. E para todos terem uma ideia de como serão as atividades no polo, que começou a funcionar já na manhã desta quinta-feira (26), um profissional de educação física do bem-sucedido programa da Prefeitura do Recife comandou um aulão de ginástica. O começo, mais tranquilo, foi com um alongamento. Depois, muita atividade física e passos de dança que fizeram todo mundo entrar no ritmo.

O prefeito ficou bastante satisfeito com a receptividade do público e dedicou a construção do núcleo ao envolvimento dos habitantes da área na busca por melhores condições de vida. “Honestidade é um dos valores da minha trajetória como um gestor que governa de forma democrática e respeitosa. Estou honrando mais um compromisso assumido com o povo que, principalmente por meio do Orçamento Participativo, lutou para ter um espaço decente como esse. Ele traz orgulho e beneficiará aos moradores de Cafesópolis e de comunidades como a Vila da Maré, Sete de Maio e Vila da Coragem. Devidamente requalificada, a praça será um local para a prática de atividades físicas, crianças brincarem, adultos e idosos se reunirem e todos, de qualquer idade, encontrarem lazer e cuidarem da saúde”, comentou.

João da Costa destacou também outras melhorias trazidas para a região e para toda a capital pernambucana nos últimos anos, a exemplo do beneficiamento das ruas de acesso à Academia da Cidade e a criação do SAD, o Serviço de Atendimento Domiciliar, que oferece acompanhamento dos pacientes em casa. “Até o fim do ano, teremos construído cinco mil habitações para pessoas mais pobres, que moravam na lama, na maré, em condições precárias, sem acesso a saneamento ou água encanada, sem nenhuma dignidade. Também construímos a Policlínica de Água Fria e reformamos a de Afogados, desocupamos o Parque da Tamarineira e estamos construindo os parques de Apipucos e do Jiquiá, para que moradores da área tenham um lugar seguro para brincar, praticar esportes e passear”, ressaltou.

O secretário municipal de Saúde, Humberto Antunes, apontou a importância de a comunidade contar com um núcleo do programa. “A
Academia da Cidade busca promover a qualidade de vida dos usuários. A prática de atividade física ajuda a combater doenças que atingem nossa população, entre elas, a obesidade, que traz predisposição para doenças como diabetes e hipertensão arterial. Atualmente, existem 30 polos no município, com mais de 78 mil pessoas aproveitando o espaço para o lazer e para a promoção da saúde. Em breve, a população deverá ganhar outros 12. Até o momento, a Prefeitura já investiu mais de R$ 14 milhões no Programa”, detalhou.
[flickrslideshow acct_name="recifeweb" id="72157629904588233"]
A auxiliar administrativa, Luciana Maria de Andrade declarou sua empolgação pela entrega da obra à população. “De coração, fiquei muito feliz. Moro em Cafesópolis desde o início da ocupação, há uns 12 anos, e não havia um espaço adequado para o povo. É gratificante poder contar com um lugar desses para o conjunto. As mães terão um local para os filhos brincarem e ainda teremos aulas de educação física. Acompanhei toda a construção e serei frequentadora assídua do polo”, antecipou.

Saiba mais - A instalação do núcleo de Cafesópolis, o 30º do Programa Academia da Cidade, custou aproximadamente R$ 665 mil. A quantia foi empregada na construção de quadra poliesportiva; parque infantil; pista de corrida e caminhada; salas para avaliações físicas e área de convivência equipada com mesas e cadeiras. O espaço ganhou pranchas para abdominais; barras de alongamento; trabalho paisagístico; banheiros com barra de suporte; pisos táteis; e rampas de acesso para pessoas com necessidades especiais.

O polo na Imbiribeira faz parte das 20 unidades pactuadas entre a Prefeitura do Recife e o Governo do Estado dentro do 2º Plano de Obras do Orçamento Participativo. Dessas, já foram inauguradas as academias do Parque 13 de Maio (Boa Vista), Chié (Campo Grande), Burity (Macaxeira) e das praças Simão Borba (Estância), Herois da Restauração (Areias), Pinto Damaso (Várzea) e Alfredo Pinto (Areias). As próximas unidades serão instaladas em bairros como Alto Santa Terezinha, Campina do Barreto, Vasco da Gama, Mustardinha, Ibura e Jordão. Todas elas estão inseridas em áreas de vulnerabilidade social e têm cobertura da rede municipal de saúde.