NOTÍCIAS

Cultura | 26.04.12 - 10h20

Recife tem novo Conselho Municipal de Políticas Para Juventude

[caption id="attachment_17166" align="alignleft" width="334" caption="Vinte e cinco novos conselheiros tomaram posse. Foto: Inaldo Lins"][/caption]

Vinte e cinco novos conselheiros tomaram posse na noite desta quarta-feira (25) na segunda gestão do Conselho Municipal de Políticas Públicas Para Juventude. O evento aconteceu no auditório do Museu da Imagem do Som de Pernambuco, na Rua da Aurora.

Os conselheiros que representam associações, fóruns e outras formas de organização popular que trabalham com jovens, foram escolhidos através de votação em todas as RPA’s. Também fazem parte do Conselho membros do poder executivo municipal. O evento contou com a presença da Secretária da Juventude do Recife, Renata Lucena, que afirmou ser um desafio e um prazer construir este diálogo com a população jovem da cidade. “Este é um tipo de política que dialoga, estamos fazendo mais do que obras de pedra e cal na cidade, estamos construindo a cidadania”, disse a titular da pasta.

O Conselho tem o papel de fazer o controle social, fiscalizando, acompanhando e propondo políticas de proteção e inclusão para os jovens do Recife, junto às autoridades municipais. “Recife é considerada uma cidade avançada neste setor porque conta com uma Secretaria da Juventude estruturada além do próprio Orçamento Participativo abordar a problemática dos jovens em suas discussões. Além disso, a própria criação do Conselho, em 2010, mostra que estamos no caminho certo”, afirmou Jaqueline Soares, secretária executiva integrante do Conselho da Juventude que encerrou sua gestão.

Para Alekson Texeira, representante do Fórum de Juventude Negra do Recife, que assumiu um dos cargos de conselheiro na nova gestão, é o momento de avançar com as políticas públicas para a juventude. “É preciso trabalhar as especificidades. A juventude negra é a que mais sofre a violência. É preciso manter o que foi conquistado e pensar em políticas dirigidas ao jovem negro”, afirmou Alekson.

O primeiro passo do novo Conselho é escolher a coordenação colegiada, formada por três membros, sendo um do governo municipal, para comandar a entidade até 2014. A escolha será feita durante o seminário interno que acontece nesta quinta (26) e sexta-feira (27), no Parque Hotel. Neste encontro serão definidas também as linhas gerais do planejamento para os próximos dois anos.