NOTÍCIAS

| 26.04.12 - 12h49

Teatro Santa Isabel inicia programação de saraus

Obras de Manoel Bandeira serão interpretadas na primeira edição do projeto

Música e poesia estarão juntas no Teatro de Santa Isabel no fim de tarde deste domingo (29). Será o lançamento do projeto “Salão de Saraus” que integra literatura e musical em programação mensal no Salão Nobre do teatro-patrimônio. Neste domingo (29), a partir das 17h, o sarau homenageia o poeta pernambucano Manoel Bandeira. A entrada é gratuita.

Na primeira edição do projeto, o pesquisador Édson Nery da Fonseca recitará poesias de Bandeira e o tenor Jefferson Bento e o pianista Glauco César II interpretará as obras do poeta musicadas por Heitor Villa-Lobos, Jayme Ovalle, José Siqueira, Francisco Mignone e Camargo Guarnieri. A apresentação contará com intérprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) proporcionando acessibilidade à obra de Bandeira para pessoas com deficiência auditiva e surdos.

A iniciativa é organizada pela direção do teatro em parceria com a Companhia de Ópera do Recife (CORE) e a atriz, produtora cultural e poeta Sônia Bierbard. A cada edição, novos poetas serão lembrados, sempre com curadoria literária sob a responsabilidade de Sônia Bierbard e participações musicais dirigidas pela CORE.

Participantes – Édson Néry da Fonseca (1921, Recife, PE) é estudioso das obras de Manuel Bandeira, fundador da Biblioteca Nacional Central da UnB (onde é professor emérito desde 1995) e pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco.

O tenor Jefferson Bento interpreta personagens em óperas apresentadas no Teatro de Santa Isabel com montagem da Companhia de Ópera do Recife. Já atuou como solista em vários concertos, com destaque para apresentação de música erudita brasileira em Hamburgo (Alemanha) em 2008, que incluiu obras musicadas de Manuel Bandeira.

O pianista Glauco César II é professor do Conservatório Pernambucano de Música (CPM), formado no Bacharelado em Piano pela UFPE. Atualmente está em fase de finalização do novo disco “Eu nunca acreditei” que será lançado em breve com sete músicas inéditas.

Serviço

“Salão de Saraus” – Manuel Bandeira
Domingo (29), às 17h
Entrada Gratuita.
Salão Nobre do Teatro de Santa Isabel – Praça da República, s/n, Santo Antônio. Informações: (81) 3355-3323 / 3355-3324.