Voluntários do Recife serão treinados para atuar na Copa das Confederações
Capacitação presencial começa neste sábado em todas as seis cidades-sede; capital pernambucana tem 1.540 voluntários selecionados
A partir deste sábado (27), os voluntários selecionados pelo Ministério do Esporte para atuar na Copa das Confederações da Fifa, no Recife, serão capacitados para atender melhor o público durante o evento. O treinamento começa a partir das 13h, no auditório central da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e acontecerá nos finais de semana, até o encerramento em 26 de maio. O trabalho faz parte do programa Brasil Voluntário e acontece nas seis cidades-sede, pretendendo capacitar 7 mil inscritos em todo o país.
Após a capacitação - coordenada pela Universidade de Brasília (UnB), com participação de educadores da UFPE e UFRPE - os voluntários terão o papel de auxiliar o público local e internacional em áreas de fluxo como aeroportos, pontos turísticos e arredores dos estádios.
O programa inclui temas como segurança, primeiros-socorros, história e cultura nacionais, hospitalidade e acolhimento. “O trabalho dos voluntários na Copa das Confederações será fundamental. Eles vão atuar em áreas estratégicas como receptivo turístico, mobilidade, transporte e saúde”, afirma o secretário de Esportes e Copa do Mundo do Recife, George Braga. No total, o Ministério selecionou 1540 voluntários para a capital pernambucana.
O treinamento presencial será feito durante três finais de semana - 27 e 28 de abril (segurança e primeiros socorros), 4 e 5 de maio (hospitalidade e acolhimento), e 18 e 19 de maio (história e cultura do país-sede). Os candidatos serão divididos em três turmas, de acordo com os horários: sábados à tarde, domingos pela manhã ou domingos à tarde.
No dia 11 de maio, os candidatos poderão fazer o Test of English for International Communication (TOEIC). Oferecido gratuitamente pelo Brasil Voluntário, o TOEIC é um teste de proficiência em língua inglesa que mede a habilidade dos examinados em se comunicar no idioma. Os dias 25 e 26 de maio serão reservados ao treinamento dos voluntários que atuarão como monitores.
Parceria - Ao final, cada participante receberá um certificado emitido pela Universidade de Brasília. “Fizemos uma parceria com o Ministério do Esporte para o desenvolvimento do treinamento”, explica a pró-reitora de Extensão da UnB, Thérèse Hofmann, acrescentando que 60 alunos de cada uma das instituições exercerão a função de monitores durante o treinamento. A ideia é colocar 15 estudantes de cada curso: Turismo, Educação Física, Artes e Psicologia.
O curso presencial de formação dos voluntários da Copa das Confederações é a segunda etapa do treinamento, que teve início em 11 de março. Na época, os voluntários passaram por processo de capacitação virtual, em que receberam informações sobre história do esporte e do futebol, das cidades-sede dos jogos, noções de inglês e espanhol.
Tabela – Evento preparatório para a Copa do Mundo da FifaTM, a Copa das Confederações da Fifa reunirá 8 seleções, entre elas quatro campeãs mundiais: Brasil, Espanha, Uruguai e Itália, que juntas totalizam 12 títulos. O evento terá início em 15 de junho, em Brasília. No Recife, haverá três jogos: Espanha x Uruguai (dia 16), Itália x Japão (19) e Uruguai x Taiti (23).