Secretaria de Infraestrutura

NOTÍCIAS

Defesa Civil | 26.04.16 - 16h26

Prefeitura do Recife começa a instalar sensores geotécnicos para monitorar morros da cidade

img_alt

Os equipamentos permitirão estudar e identificar os momentos preliminares e críticos que antecedem o deslizamento em barreiras (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

 

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria Executiva de Defesa Civil, em parceria com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, começou a instalar hoje (25/04), a primeira Estação Total Robotizada (ETR) do Nordeste. O local escolhido para acomodar o equipamento foi a Escola Estadual Lagoa Encantada, na Rua Dr. Moacir Sales, no Ibura. 

Técnicos da Defesa Civil e pesquisadores do Cemaden percorreram diversas ruas da Lagoa Encantada, identificando os primeiros locais onde serão instalados os prismas. Segundo o secretário Executivo de Defesa Civil, Cássio Sinomar, serão implantados 100 equipamentos em um raio de 2,8Km, permitindo o monitoramento em tempo real, dos principais pontos suscetíveis a deslizamentos na comunidade. 

O equipamento principal, a Estação Total Robotizada (ETR) será implantada nas dependências da Escola Estadual Lagoa Encantada, fazendo a leitura dos dados obtidos junto aos prismas, através da emissão de sinais infravermelhos.Os sensores geotécnicos fazem parte do projeto do Cemaden sobre Monitoramento de Morros para Prevenção de Deslizamentos para acompanhar, com maior precisão, a movimentação de terra em morros e encostas nas áreas de riscos de deslizamentos. São equipamentos de alta tecnologia que estão sendo instalados nas áreas vulneráveis a deslizamentos em nove municípios, de várias regiões do País. 

Já foram instaladas as Estações Totais Robotizadas (ETRs) nos municípios de Mauá e Santos (SP); Blumenau (SC); e Petrópolis, Nova Friburgo e Angra dos Reis (RJ). Salvador (BA) e Teresópolis (RJ) são os próximos municípios a receber os sensores geotécnicos. 

A seleção dos municípios vulneráveis a riscos de deslizamentos para a instalação dos sensores geotécnicos foi feita com bases no histórico de desastres naturais e de seus impactos sociais e econômicos da região. A escolha da ordem de instalação dos equipamentos nos municípios foi dada pelo fator climático de cada região (período chuvoso – iniciando pelo Sudeste, Sul e Nordeste). 

Os pesquisadores do Cemaden, engenheiro Rodolfo Mendes e o hidrólogo Márcio Moraes, estão visitando as áreas vulneráveis da Comunidade Lagoa Encantada. Após a instalação dos sensores geotécnicos, há a etapa de configuração e ajustes técnicos dos equipamentos para que ocorra a transmissão de dados ao Cemaden de São José dos Campos (SP).

 

Projeto de Monitoramento dos Morros para Prevenção de Deslizamentos

 

A Estação Total Robotizada (ETR) é um sensor geotécnico que emite sinal infravermelho, o qual é refletido nos 100 prismas (espelhos) instalados nos morros e encostas do município. Esses sinais emitidos permitem captar até pequenas movimentações de terra dos morros, abrangendo uma área circundada de encostas em 360 graus, cobrindo até 2,5 km de extensão.

Os dados coletados pelos equipamentos serão enviados, via internet, ao Cemaden, possibilitando acompanhar e monitorar qualquer risco de deslizamentos das encostas. A partir das pesquisas, as informações e dados obtidos darão subsídios para aprimorar a emissão de alertas prévios de movimentos de massa com maior confiabilidade. 

Os moradores das áreas de riscos de deslizamentos de Recife estão sendo informados e esclarecidos sobre as instalações desses aparelhos próximos às moradias. Esses equipamentos não causam quaisquer interferências em outros equipamentos e nem impactos às áreas onde serão instalados. 

Recife já tem parceria com o Cemaden, com 20 pluviômetros automáticos instalados em locais próximos a áreas de risco de desastres naturais, além de 24 pluviômetros semi-automáticos do Projeto Pluviômetros nas Comunidades. Os pluviômetros têm a função de medir, em milímetros, a quantidade de chuva precipitada, durante um determinado tempo e local, para monitoramento do município. 

Dentro do projeto de Monitoramento de Morros para Prevenção de Riscos de Deslizamentos do Cemaden, cada um dos nove municípios -que fazem parte do projeto -na primeira etapa receberá uma Estação Total Robotizada, acompanhada de 100 prismas. Na segunda etapa do projeto, serão instalados mais um conjunto de equipamentos de monitoramento, composto por 15 plataformas de coleta de dados. Cada plataforma é integrada por um pluviômetro e seis sensores de umidade do solo, que coletam dados sobre quantidade de chuvas acumuladas e de água no solo, complementando as informações sobre possíveis riscos de deslizamentos.