Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 26.04.18 - 11h55

Campanha contra hanseníase e verminose beneficia 40 mil alunos da rede municipal do Recife

Profissionais visitarão 136 escolas da capital até o dia 30 de junho

 

Reduzir a carga parasitária de verminoses em cerca de 40 mil alunos da rede de ensino da Prefeitura do Recife. Este é o principal objetivo da Campanha Nacional de Hanseníase e Verminoses, cujo lançamento será nesta sexta-feira (27), a partir das 9h, com a presença do Secretário Municipal de Saúde, Jailson Correia, na Escola Municipal Deputado Edson Cantarelli, no Jordão. Até o dia 30 de junho, serão visitadas 136 escolas da capital pernambucana.

Eles farão administração de Albendazol 400mg em, no mínimo, 85% do público-alvo, formado pelos estudantes do Ensino Fundamental na faixa etária de cinco a 14 anos. Eles também realizarão, em parceria com o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), busca ativa de suspeitos da doença, através do preenchimento da ficha de autoimagem. A meta é que 75% dos alunos respondam o questionário.

Balanço – Durante a última campanha nacional, ocorrida em 2016, do total de 40.311 alunos, foram tratados para helmintíase 19.914 (49,4%) escolares. Do total de 24.055 alunos que receberam a ficha de autoimagem para hanseníase, 19.977 (83%) devolveram a ficha preenchida e foram triados para realizarem ou não o exame clínico-dermatológico em unidades de saúde. Um total de 415 escolares foi considerado suspeito para a doença e nenhum caso foi confirmado para hanseníase.

Hanseníase – é uma doença crônica, infecto contagiosa, de evolução lenta, transmitida de pessoa a pessoa pelo contato íntimo e prolongado. Em 2017, Recife apresentou uma taxa de detecção de 29 casos por 100.000 habitantes na população em geral e 8,5 casos por 100.000 habitantes para menores de 15 anos, o que indica a presença de adultos como fonte de infecção para crianças e adolescentes no espaço intradomiciliar.

Sanar Recife - Para atender as doenças consideradas negligenciadas transmissíveis (hanseníase, filariose, tuberculose e geo-helmitíase), a Prefeitura da Cidade do Recife criou em 2013 o programa Sanar Recife, que conta com ações como assessoramento de Unidades de Saúde, acompanhamento e tratamento de casos, investigação dos casos, fortalecimento da assistência laboratorial, fortalecimento da rede de atenção básica e promoção de ações de educação em saúde.