Gabinete do Prefeito

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 26.04.18 - 12h19

Prefeitura do Recife intensifica ações da Operação Inverno em início de ano com chuvas atípicas

img_alt

Em 2018 já choveu mais do que o dobro do registrado no mesmo período do ano passado. Prefeito Geraldo Julio apresentou os dados da Operação Inverno 2018 que já colocou mais de 1 milhão m² de lonas plásticas e retirou 10 mil toneladas de lixo da rede de drenagem da cidade (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

A Prefeitura do Recife tem intensificado as ações de limpeza, prevenção e monitoramento neste início do período chuvoso para garantir mais segurança aos moradores das áreas de risco da cidade. O trabalho tem o objetivo de minimizar os impactos causados pelo volume de chuva atípico que atingiu a capital pernambucana no início deste ano. O Recife registrou um acumulado de 1.069 milímetros de chuva, até está quinta-feira (26), mais do que o dobro do registrado no mesmo período do ano passado, quando a APAC contabilizou 484 milímetros. Na manhã desta quinta-feira (26), o prefeito Geraldo Julio percorreu a rua Nova Descoberta, no bairro de mesmo nome, na Zona Norte da cidade, para vistoriar o trabalho de limpeza da rede drenagem da região e apresentou os dados do primeiro mês da Operação Inverno 2018 que prepara a cidade para o período chuvoso.

O prefeito grifou a quantidade de chuva incomum neste ano e pediu o apoio da população para o descarte correto do lixo. "De janeiro a abril, já choveu mais do que o dobro do ano passado. Então é preciso que esse trabalho se intensifique. Estamos com 35 dias de Operação Inverno nas ruas e colocamos mais de 1 milhão de metros quadrados de lona nas barreiras, nas áreas de risco e, na limpeza, a gente já chegou a 10 mil toneladas de lixo tiradas das canaletas, dos córregos e dos canais", afirmou Geraldo, lembrando que o volume de lixo corresponde a 2.500 caminhões caçambas e que as lonas cobrem, por dia, o equivalente a área de dez campos de futebol.

Segundo o secretário de Infraestrutura e Habitação e presidente da Emlurb, Roberto Gusmão, cerca de 270 pessoas estão trabalhando na operação de limpeza de canais e galerias na cidade. "A gente vai fazer toda parte operacional e de limpeza dos 99 canais em toda a cidade", afirmou. A expectativa é que sejam retiradas 50 mil toneladas de lixo dos canais e canaletas. "Todo ano, a nossa expectativa é que este número seja reduzido para que possamos investir este dinheiro em outros serviços", acrescentou. O Recife é uma cidade costeira, cercada de morros e que possui 99 canais e cerca de 1.500 km de rede de galerias e canaletas que compõem o sistema de drenagem do município.

O secretário executivo de Defesa Civil do Recife, coronel Cássio Sinomar, grifou outro braço da iniciativa - a colocação de lonas nos morros da cidade. "A gente tem hoje 4.500 pontos cobertos por lona. Colocamos, diariamente, 40 mil metros quadrados de lona. Além disso, temos feito ações porta a porta e mais de 25 mil vistorias foram realizadas", explicou.
A Operação Inverno 2018 também já fez, até esta semana, 145 Ações Educativas em escolas públicas e 11 mil ações porta-a-porta nas localidades mais críticas da cidade.

A dona de casa Ana Maria, 58 anos, é vizinha à rua onde houve a intervenção nesta quinta. Ela saiu de casa para acompanhar o serviço de limpeza e comentou sobre a importância da população manter a área limpa depois que os trabalhadores vão embora. "O pessoal faz a limpeza e , todo dia, o caminhão passa e leva o lixo, mas o difícil é porque a população joga o lixo em qualquer lugar, aí fica difícil manter organizado", comentou a moradora.

Ao todo, a Operação Inverno conta com a participação de quase 6.500 servidores das Secretarias de Governo e Participação Social, Infraestrutura e Habitação, Saúde e de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, Secretaria Executiva de Defesa Civil, Emlurb, URB, SAMU, CTTU e Guarda Municipal, que têm atuado fortemente para reduzir os acidentes no período chuvoso.